Emirates anuncia pedido para o A350 XWB e sela o futuro do A380

Empresa árabe encomenda bimotor da Airbus e muda estratégia de frota

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação Publicado em 18/11/2019, às 14h00 - Atualizado às 19h14

Emirates Airline confirma pedido para 50 Airbus A350-900

A Airbus e a Emirates Airline assinaram um contrato de compra de 50 aeronaves A350-900, durante o primeiro dia do Dubai Air Show. O pedido é avaliado em US$ 16 bilhões, em preço de lista.

O pedido do A350 XWB por parte da Emirates confirma a mudança na estratégia da companhia árabe, que reviu sua encomenda para o A380, prevista inicialmente para 162 aeronaves, mas será concluído com 123 aeronaves. Em fevereiro a Emirates havia anunciado a redução no número de A380 confirmados, adicionando a carteira quarenta A330neo e trinta A350 XWB. O pedido formalizado em Dubai não incluiu os A330neo, considerados pouco apropriados para o plano de frota da Emirates, que ampliou a encomenda do A350.

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“Complementando nossos A380 e 777, o A350 nos dará uma flexibilidade operacional adicional em termos de capacidade, alcance e implantação”, comentou HH Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, CEO da Emirates Airline.

BIMOTORES vs A380

Recentemente o presidente da Emirates, Tim Clark, lamentou o fim da produção do A380, afirmando que ele continua sendo um avião certo para rotas de grande densidade e que no futuro o setor vai lamentar o fim de sua produção.

O A380 é a estrela da frota da empresa árabe, que possui 112 aviões do modelo em serviço, mas não obteve sucesso no acordo com a Airbus para receber uma versão remotorizada e com melhor eficiência no consumo de combustível.

A Emirates atualmente possui pedidos firmes ainda para o 777X, versão modernizada do Boeing 777. O 777-9, a variante de maior capacidade poderá no futuro se o maior avião da frota da companhia árabe. A expectativa é que os A380 estejam em serviço até meados do início da década de 2030, quando devem ser aposentados.

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