Consórcio liderado por subsidiária da Embraer vai lançar serviço a partir do aeroporto de Miami
Marcel Cardoso Publicado em 16/03/2022, às 08h45
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, formou um consórcio de empresas da área de mobilidade aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) e facilitadores de tecnologia para desenvolver um conceito de operações de UAM entre o aeroporto internacional de Miami (MIA) e o centro de convenções de Miami Beach, nos Estados Unidos.
Segundo a Eve, o consórcio avaliou o ecossistema necessário para a experiência dos passageiros e dos veículos, recebeu informações e comentários dos públicos de interesse em todo o condado de Miami-Dade, onde está situada a cidade, e acessou dados públicos locais. As informações foram usadas para estabelecer uma compreensão ampla de como a UAM poderia se integrar com segurança junto às operações existentes do MIA e em outros lugares do condado.
Pelo menos duas empresas participam do desenvolvimento do conceito. A Skyports, que projeta, constrói e opera infraestruturas de decolagem e pouso para aeronaves de mobilidade aérea urbana, a L3Harris, que integra tecnologias de última geração de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM, na sigla em inglês) para permitir operações de UAM, além da chamada Iniciativa de Mobilidade Aérea Comunitária (Cami), que apoia a integração responsável nas comunidades.
“O condado de Miami-Dade e a Flórida apresentam uma grande oportunidade para a Eve criar um projeto que possa ser replicado na América do Norte e outras regiões, enquanto olhamos para a introdução das operações de UAM”, segundo o co-CEO, André Stein. “Estamos entusiasmados em continuar trabalhando com todos os públicos de interesse no condado de Miami-Dade e a comunidade nas próximas fases desse conceito de operações.”
O período de audiências para ouvir a comunidade ocorrerá até 30 de junho. Em seguida, a equipe irá incorporar as opiniões da comunidade e apresentar os resultados para o condado e as partes interessadas no terceiro trimestre deste ano.
Além do consórcio, a Eve anunciou uma carta de intenção para a encomenda de até 200 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVtols), por parte de uma empresa de fretamento de voos também de Miami, o que eleva o número total de pedidos de unidades para 1.785.