A agência federal de aviação civil dos EUA certificou o Embraer E190F, avião de passageiros convertido em cargueiro
Por Marcel Cardoso Publicado em 10/10/2024, às 17h31
A Embraer anunciou, nesta quinta-feira (10), que o E-Freighter E190F, avião de passageiros convertido em cargueiro, recebeu a certificação da agência federal de aviação dos Estados Unidos, a FAA.
A chancela inclui tanto a aeronave quanto ao sistema de carregamento de carga, de tecnologia norte-americana, e veio dois meses após o modelo ter sido certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil. A expectativa agora é de que reguladores europeus façam o mesmo movimento até o fim do ano.
“A certificação da FAA é um marco importante do nosso programa de conversão para jatos cargueiros e estamos entusiasmados com a entrada nesse mercado. Trabalharemos para atender às necessidades globais por entregas mais ágeis, tanto em áreas metropolitanas quanto nas demais regiões", disse Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.
O E190F foi desenvolvido com o objetivo de substituir aeronaves antigas e menos eficientes, atendendo à crescente demanda por transporte aéreo de cargas. Ele foi lançado em maio de 2022 e é direcionado ao mercado de e-commerce, que exige entregas rápidas e descentralizadas. Seu voo inaugural em abril deste ano e foi exibido publicamente pela primeira vez durante o Farnborough Airshow, em julho.