Embraer considera estratégica as vendas do C-390 na Europa e Áustria pode ser novo cliente
Por André Magalhães Publicado em 30/08/2022, às 08h35
A Embraer irá apresentar, pela primeira vez, o cargueiro multimissão C-390 Millennium no show aéreo Air Power, que acontecerá na Áustria, entre os dias 2 e 3 de setembro, na cidade de Zeltweg.
“Estamos satisfeitos por ter esta oportunidade de apresentar o C-390 neste renomado airshow e compartilhar com os participantes do evento as capacidades da aeronave”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
A Embraer afirma que a versatilidade do avião, aliado ao baixo custo frente aos rivais de mesma categoria, são pontos de destaque do avião brasileiro.
A Áustria opera atualmente com apenas três C-130K Hercules, versão ex-Real Força Aérea do Reino Unido, dos veteranos C-130H. O atual cenário de tensão na Europa, especialmente com a guerra na Ucrânia, poderá facilitar a renovação da frota e uma eventual expansão do total de unidades.
A investida da Embraer com o C-390 no mercado europeu é estratégica, até pelo motivo das três encomendas internacionais do C-390 serem justamente de países da Europa: Portugal, Hungria e Holanda.
A força aérea de Portugal e da Hungria deverão começar as operações com o avião em 2023 e 2024, respectivamente. O contrato da Holanda traz alguns diferenciais, incluindo o fato de ser o primeiro cliente com uma versão que terá uma Unidade de Terapia Intensiva a bordo.
No Brasil, a FAB conta com uma frota operacional de cinco aviões KC-390 (versão destinada a reabastecimento em voo caracterizado pela letra "K"), com um total de 21 previstos, que serão divididos entre dois esquadrões, um no Goiás e outro no Rio de Janeiro. A força aérea já conduziu mais 5 mil horas de voo em operação, inclusive no exterior.