Há 30 anos o ERJ-145 realizava o primeiro voo e marcava uma mudança na estratégia da Embraer no mercado mundial
Por Marcel Cardoso Publicado em 11/08/2025, às 15h04
O jato regional Embraer ERJ-145, marco da indústria aeronáutica brasileira, realizou seu voo inaugural em 11 de agosto de 1995, consolidando a transição do transporte regional de turboélices para jatos comerciais. O modelo foi apresentado ao público no Paris Air Show de 1989 e projetado para substituir aeronaves turboélice, oferecendo maior velocidade e autonomia operacional.
Derivado do EMB 120 Brasília, o ERJ-145 recebeu fuselagem alongada em 5,4 metros, capacidade para até 50 passageiros e configuração interna de três assentos por fileira. Em 1990, foi definida a motorização com o turbofan Rolls-Royce/Allison GMA3007.
O programa, entretanto, enfrentou atrasos causados por restrições orçamentárias e dificuldades de fornecimento. Em 1991, o projeto passou por um redesenho que reposicionou os motores das asas para a fuselagem traseira.
A privatização da Embraer, em dezembro de 1994, garantiu recursos financeiros para a retomada do programa. No voo inaugural, o ERJ-145 já contabilizava 18 pedidos firmes, 16 opções e 127 cartas de intenção. A primeira entrega ocorreu em dezembro de 1996 para a ExpressJet Airlines, que operava como Continental Express.
Há 30 anos, um voo mudou a aviação regional para sempre. O ERJ conectou novos mercados e preparou o terreno para a nossa família de E-Jets. Hoje, celebramos as três décadas deste verdadeiro ícone da aviação e seu legado de inovação e parceria. pic.twitter.com/1hBjfDchk0
— Embraer (@embraer) August 11, 2025
Atualmente, o ERJ-145 soma quase 30 milhões de horas de voo e opera em 36 companhias aéreas de 26 países. Sua adoção global consolidou-o como um dos jatos regionais mais bem-sucedidos da aviação comercial, conectando novos mercados e servindo de base tecnológica para o desenvolvimento da família E-Jets.