Carteira de pedidos registrou aumento de 12% no período e se aproxima dos níveis pré-pandemia
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/07/2021, às 12h02 - Atualizado às 12h22
Entre abril e junho a Embraer entregou 14 aeronaves da família E-Jet E2
A Embraer obteve um segundo trimestre com forte volume de entregas e pedidos, encerrando o período com 34 aviões entregues, sendo catorze modelos comerciais e vinte executivos (doze leves e oito grandes).
Até o dia 30 de junho a carteira de pedidos firmes (backlog) totalizava US$ 15,9 bilhões (R$ 83,9 bilhões), um aumento de 12% em relação à do primeiro trimestre de 2021, representando um retorno aos níveis pré-pandemia.
Entre os destaques do período está um pedido firme para trinta E195-E2 realizado pela canadense Porter Airlines, que foi inicialmente informado como um cliente “não divulgado” em 29 de abril, sendo posteriormente revelado ao mercado em 12 de julho.
A Embraer em nota destacou que no segundo trimestre ainda entregou o primeiro E195-E2 da Helvetic Airways, da Suíça. A companhia aérea suíça encomendou doze E-Jets E2 para a renovação de frota, sendo oito E190-E2 (já em serviço) e quatro E195-E2, como parte de uma conversão do pedido original de E190-E2, além de direitos de compra para mais doze aeronaves adicionais.
Na aviação executiva, a Embraer entregou o Phenom 300 de número 600 para a Superior Capital Holdings, com sede nos Estados Unidos. A aeronave representa um importante marco na divisão de aviação negócios da Embraer, em especial da família Phenom, que além de ser a primeira criada especificamente para o segmento executivo, o Phenon 300 ainda mantém a marca de aeronave mais entregue da aviação executiva há vários anos.
A Embraer também entregou o primeiro Phenom 300E da edição limitada Duet, desenvolvida em colaboração com a Porsche, a um cliente não divulgado em Fort Lauderdale, na Flórida.
Por fim, a Embraer ainda concluiu e entregou a primeira conversão de um jato Legacy 450 em um Praetor 500 no Brasil. A conversão foi efetuada no Centro de Serviços próprio do fabricante em Sorocaba, no interior de São Paulo. Com a entrega, a Embraer já converteu um total de vinte Legacy 450 em Praetor 500 em todo o mundo. A conversão oferece maior capacidade ao modelo, mantendo as características gerais do projeto. Todo o processo de conversão é realizado em Centros de Serviços próprios da Embraer.