Primeiro C-390 Millennium entregue à Hungria será inicialmente usado em missões humanitárias e militares
Por Micael Rocha Publicado em 05/09/2024, às 19h00
A Embraer entregou para a Força Aérea Húngara o primeiro C-390 Millennium, de um pedido para duas aeronaves. Um dos destaques é que os hungaros foram os primeiros clientes a receber o avião equipado com Unidade de Terapia Intensiva do tipo roll-on/roll-off, que permite sua instalação de um curto espaço de tempo e torna o C-390 em uma ambulância aérea.
O sistema será usado principalmente para atender missões humanitárias e de evacuação médica, sobretudo em casos de catástrofe ou conflito e está totalmente compatível com os requisitos da OTAN em termos de hardware e sistemas de comunicação.
O KC-390 da Hungria atenderá diversas missões, incluindo transporte de carga e tropas, busca e salvamento, operações de paraquedistas e reabastecimento em voo. O C-390 foi projetado para cumprir tanto funções militares quanto demandas civis, ampliando a capacidade operacional das Forças de Defesa Húngaras.
Com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga e realizar uma ampla gama de missões, o C-390 já opera no Brasil e em Portugal. Segundo a Embraer, desde 2019, o avião militar acumula mais de 14.000 horas de voo e possui alta taxa de conclusão de missões.
“É do interesse da segurança da Hungria ter forças armadas fortes, bem equipadas e modernas, e estamos trabalhando para isso. A Embraer é uma excelente parceira nesse sentido”, disse o Kristóf Szalay-Bobrovniczky, Ministro da Defesa da Hungria.