Projeto exclusivo alia características marcantes entre jato de negócios e superesportivo
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 06/11/2020, às 11h00 - Atualizado às 12h41
Apenas dez unidades da série Duet serão produzidas, Phenom 300E e Porsche 911 Turbo S serão vendidos em conjunto
E se um jato de negócios e um carro superesportivo pudessem ser a extensão da experiência um do outro? A resposta para uma questão pouco usual, mas que pode ser a diferença para diversos usuários da aviação, foi solucionada pela Embraer e a Porsche.
As duas empresas se uniram para criar o projeto Duet, edições limitadas da aeronave Embraer Phenom 300E e do Porsche 911 Turbo S. A ideia combina o design exclusivo, que alia o conceito de velocidade, estilo exclusivo e potência, em um interior personalizado e pintura inspirada um no outro.
A Embraer e a Porsche produzirão apenas dez pares de jatos e carros esportivos do conceito Duet, onde a versão especial do Porsche 911 Turbo S só pode ser adquirido em conjunto com seu par, o Phenom 300E.
“O Duet é um pacote exclusivo desenvolvido em uma colaboração de design com a Porsche. Essa combinação rara e refinada estará disponível somente desta vez, por meio dessa parceria exclusiva”, destacou Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.
O projeto oferece um logo exclusivo que está gravado nos encostos de cabeça dos assentos da aeronave e do superesportivo, assim como uma pintura cinza especial comum aos dois. Outras características exclusivas são os detalhes nas tampas dos porta-objetos, grades de alto-falantes e a porta do avião. A série Duet terá uma placa especial, destacando com um distintivo representando que aquele modelo é um em apenas dez unidades disponíveis.
Os dois fabricantes destacaram que os times de projeto trabalharam conjuntamente para oferecer uma transição onde a inspiração do design da aeronave reflete a do carro e vice-versa. Por exemplo, a costura dos assentos do Phenom 300E foi baseado no disponível no 911 Turbo S, com detalhes no acabamento Speed Blue, cobertura de fibra de carbono e até a tira vermelha que no avião representa a localização do colete salva vidas, criando uma conexão compartilhada.
“A Porsche e a Embraer compartilham uma série de valores comuns”, disse Alexander Fabig, vice-presidente da área de Personalização e Clássicos da Porsche AG. “Para essa cooperação, utilizamos o know-how de ambas as marcas para trabalhar em conjunto em um par único de veículos que são igualmente atraentes para o seleto grupo de clientes de jatos e carros esportivos”.
Já ao entrar no 911 Turbo S uma combinação única de cores para o volante de forma a combinar com o manche da aeronave. Um dos destaques é que pela primeira vez a Porsche oferece um acabamento em tom claro no teto do carro, similar ao existente na aeronave. Para completar o interior, o relógio do pacote Sport Chrono ganhou o desenho de um horizonte artificial inspirado na aviônica do Phenom 300E.
A aeronave e o carro compartilham a mesma paleta de cores para pintura externa. Outra exclusividade do projeto é que primeira vez a Porsche combinou pinturas brilhantes e acetinadas. A parte superior do carro tem acabamento Platinum Silver Metallic, fazendo a transição para a pintura batizada de Jet Grey Metallic na parte inferior. Ainda há algumas faixas feitas em Brilliant Chrome e Speed Blue, destacando a conexão com o avião.
Uma curiosidade é que o 911 Turbo S do Duet é inteiramente pintado à mão, ao contrário do processo automatizado. Além da necessidade de maior controle na disposição das cores, o método ainda remete ao processo de pintura do Phenom 300E, que em como todo avião o processo é manual.
As rodas de liga leve do carro são pintadas em Platinum Silver Metallic, que conta com detalhes dos aros em Speed Blue, enquanto as entradas de ar são pintadas em Brillant Chrome, criando um efeito similar aos bordos de ataque das asas e das naceles do motor da aeronave. As luzes de LED das portas projetam o logo da colaboração Duet no solo, e os frisos das soleiras das portas tem a icônica inscrição No Step, que é comumente aplicado em áreas que não se deve andar sobre as asas do avião. O alerta é voltado para as equipes de manutenção, mas também é utilizado para delimitar as áreas onde os passageiros podem caminhar em caso de emergência.
Um detalhe final é que o registro da aeronave aparecerá tanto na asa traseira do carro quanto nas laterais da chave.
Volante do Porsche 911 Turbo S da série Duet tem visual e cores inspirados no manche do Phenom 300E
Baixo detalhe do relógio e da costura aplicada no Porsche 911 Turbo S