Mudança eleva as capacidades originais do Legacy 450 e aumenta valor do avião
Por Gabriel Benevides Publicado em 23/04/2021, às 15h00 - Atualizado às 16h07
Embraer oferece o kit de conversão do Legacy 450 para o Praetor 500 como opcional aos atuais operadores do modelo
A Embraer concluiu a primeira conversão Legacy 450 para o padrão Praetor 500 destinado a um operador no Brasil. A conversão foi realizada no centro de serviços empresa, em Sorocaba, no interior de São Paulo.
O processo envolve a especialmente mudanças estruturais no sistema de combustível, incluindo a substituição dos sensores de nível nos tanques, reposicionamento das portas de abastecimento por gravidade localizadas em cima da asa, realocamento do sistema de medição de combustível e reforço nas nervuras das asas para suportar o peso adicional das mudanças.
Os novos ajustes também contam com atualizações nos sistemas de controle de voo e a adição de um novo software de aviônica para a suíte de aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion.
Outra mudança importante é a inclusão dos novos winglets desenvolvidos para a família Praetor. Ao final dos trabalhos o modelo recebe as plaquetas e a designação oficial de Praetor 500.
As alterações garantem a ampliação do alcance de 2.904 milhas náuticas (5.370 km) para 3.340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros a bordo.
Com a conversão brasileira, a Embraer já realizou no total vinte atualizações dos Legacy 450 na versão aperfeiçoada Praetor 500, que voam na Europa, na América do Norte e agora no Brasil.
A opção de conversão garante aos operadores dos modelos Legacy 450 e Legacy 500 a valorização dos aviões, que se tornaram pouco competitivos após o lançamento da série Praetor. Originalmente o alcance limitado, comparado aos concorrentes diretos, era visto como um dos entraves para a aceitação dos modelos no mercado.