Primeiro KC-390 da Hungria deverá ser concluído em dezembro e entregue em 2024
Por André Magalhães Publicado em 07/10/2022, às 08h34
A Embraer está avançando na produção do primeiro KC-390 Millennuim da força aérea da Hungria, que deverá ser concluído ainda este ano. As imagens do avião em Gavião Peixoto, em São Paulo, mostram a evolução da montagem.
De acordo com a Embraer os ensaios em voo estão planejados para começar no segundo semestre de 2023, com a entrega ocorrendo no em meados de setembro de 2024. A produção do segundo avião deverá começar em dezembro deste ano.
“Acompanhamos regularmente a montagem do nosso primeiro KC-390 e a produção da aeronave está significativamente à frente do estipulado no contrato, em comparação com os planos originais, progredindo melhor do que o planejado", disse László Nagy, coronel da força aérea da Hungria.
Em novembro de 2020, a Hungria assinou um contrato com a Embraer para a compra de dois KC-390, sendo assim o segundo cliente internacional do avião brasileiro, que havia confirmado vendas para Portugal.
Um dos destaque da aeronave húngara será o kit modular de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), essencial para missões humanitárias. Além disso, as configurações básicas exigidas pela Organizaçao do Tratato do Atlântico Norte (OTAN) também estão inclusas.
Além da Hungria, outros dois países membros da OTAN também assinaram acordo de aquisições, Portugal, com cinco unidades, e a Holanda, também com cinco. No entanto, força aérea holandesa optou pela versão sem a capacidade de ser um avião tanque, voltado também para missões de reabastecimento em voo, caracterizado pela letra "K". Ainda assim, o C-390 manterá sua capacidade de ser reabastecido em voo.