Fabricante brasileiro espera obter novas parcerias com países do Leste Europeu
Por Gabriel Benevides Publicado em 18/06/2021, às 10h00 - Atualizado às 17h08
Ucrânia poderá se tornar o primeiro cliente do Super Tucano na Europa
A Embraer participou essa semana de um evento militar na Ucrânia, onde apresentou um A-29 Super Tucano e um C-390 Millennium. O foco da participação no evento é promover os modelos no mercado do Leste Europeu, onde diversas nações, incluindo a Ucrânia, buscam renovar a frota de suas forças aéreas.
A exposição Arms and Security 2021 e Aviasvit – XXI começou no 15 e termina hoje, tendo como palco a cidade de Kiev, capital do país. O evento que serve para demostrar armas e sistemas de segurança de última geração contou com a presença de 332 empresas, sendo 35 estrangeiras representadas por 13 países. Entre os destaques internacionais esteve a Embraer, Lockheed Martin e Dassault.
O fabricante brasileiro aproveitou o evento para exibir o A-29 Super Tucano para as autoridades ucranianas, que buscam novas plataforma de ataque leve para substituir os obsoletos L-39 e o SU-25 de algumas séries.
A Ucrânia está realizando avançados estudos para modernizar a sua força aérea no período 2021-2035, e deverá recorrer a fabricantes internacionais em diversos casos, visto as poucas chances de manter a tradição de operação de aeronaves de combate russas.
Ainda que conte com a sede da Antonov, a Ucrânia não possui histórico de construção de aeronaves de combate, sendo todo seu arsenal herança da União Soviética. Com as relações entre Kiev e Moscou bastante abaladas após a crise da Criméia, a operação de caças russos se tornou ainda mais preocupante.
Considerada a empresa de defesa com maior faturamento do mundo, a Lockheed Martin participou do evento com as aeronaves F-35 Lightning II, C-130 Hercules e o F-16 Fighting Falcon. Ainda que não exista perspectivas de exportação do F-35 para a Ucrânia, sua presença teve como objetivo demonstrar a grande capacidade do caça e serviu como um alerta simbólico a Rússia.
Segundo a organização da Aviasvit-XX, a Embraer é considerada um parceiro estratégico da exposição aeroespacial, resta saber se a parceria também renderá importantes contratos, principalmente em um momento em que o fabricante brasileiro está em busca de novos clientes para o C-390, ao mesmo tempo que celebra as dezenas de A-29 Super Tucano exportados para diversos países do mundo.