Atech, do grupo Embraer, modernizará sistemas de controle aéreo do Decea
Por Micael Rocha Publicado em 25/07/2024, às 08h43 - Atualizado às 08h43
Na última quarta-feira (24), durante o Farnborough International Airshow 2024, a Atech, empresa de tecnologias de engenharia de sistemas da Embraer, firmou contratos estratégicos com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
O acordo visa modernizar centros de controle e implementar soluções avançadas de gerenciamento do espaço aéreo nacional. Os contratos, que totalizam US$ 17 milhões (R$ 96,2 milhões), incluem as soluções Sagitário e Sigma. As soluções serão atualizadas para melhorar a eficiência e segurança do tráfego aéreo brasileiro.
O sistema Sagitário consolida dados de radares e satélites em uma interface única para os controladores de voo. Essa integração permite decisões mais rápidas e precisas, assegurando a segurança e a fluidez do tráfego aéreo. Por sua vez, o sistema Sigma otimiza a gestão de informações de tráfego aéreo, planos de voo, capacidade de aerovias e aeroportos, além de distribuir o tráfego de maneira eficiente.
"Nos sentimos honrados e comprometidos com o Ciscea/Decea. Esses contratos representam um marco importante para a Atech e para o desenvolvimento da tecnologia aeroespacial no Brasil", disse Rodrigo Persico, CEO da Atech.
O Farnborough International Airshow 2024 vai até esta sexta-feira (26), no Reino Unido.