Embraer 195-E2 tornou a outrora empresa regional Porter Airlines em uma companhia internacional, revolucionando as operações no Canadá
Por Wesley Lichmann Publicado em 06/10/2023, às 13h15
O Embraer 195-E2 revolucionou as operações da empresa aérea canadense Porter Airlines, dando início a uma nova era desde a realização do primeiro voo comercial em fevereiro deste ano.
A Porter Airlines, com sede em Toronto, concentrava seus serviços regionais no aeroporto Billy Bishop, na região central da maior cidade do país. A frota anterior formada por aviões turboélices Bombardier Dash 8-400, restringia a companhia a uma pequena fração do mercado doméstico.
A chegada do E195-E2 possibilitou a abertura de novas rotas de costa a costa, tornando a então empresa regional em uma transportadora de nível internacional, com a expansão de seus voos para os Estados Unidos, embora já oferecesse voos para Newark, Boston e Washington D.C, além da abertura de possíveis destinos na região do México e Caribe.
No país vizinho está programada a abertura de voos para as cidades de Miami, Fort Lauderdale, Orlando, Tampa e Fort Myers, todas localizadas no estado da Flórida, com predominância de viagens a lazer e turismo.
Ao todo, catorze novos destinos serão adicionados pela empresa até o primeiro trimestre de 2024. Todos os voos são e serão operados a partir do aeroporto internacional Pearson, principal terminal aéreo de Toronto.
A empresa enfrenta a concorrência da tradicional Air Canada, das empresas de baixo custo Westjet, Air Transat, Lynx Air e Flair, além das companhias norte-americanas, que utilizam em grande parte das rotas, aeronaves da Airbus e Boeing.
Entre os diferenciais da Porter está a configuração de seus E195-E2, que podem transportar 132 passageiros no layout 2-2, ou seja, diferentemente das congêneres os aviões não contam com o incoveniente assento do meio.
Além disso, os novos jatos oferecem um novo padrão de conforto e serviço, incluindo acesso a rede wi-fi de alta velocidade.
Segunda principal cliente do maior avião comercial produzido no Brasil, a companhia terá grande parte dos voos mais longos operados pelo modelo.
No início desta semana, a Porter anunciou os voos diretos entre Toronto e as cidades de São Francisco e Los Angeles, na Costa Oeste dos Estados Unidos. As rotas que começam em janeiro do ano que vem serão duas das mais longas operadas pelo E195-E2.
Os voos de estreia do avião que revolucionou as operações da empresa canadense ocorreram no dia 1º de fevereiro de 2023, entre Toronto e as cidades de Ottawa e Montreal.
A Porter Airlines possui compromissso para até cem E195-E2, sendo cinquenta pedidos firmes e mais cinquenta opções. As entregas serão concluídas nos próximos dois anos. A frota é composta atualmente por 49 aviões, sendo 29 Dash 8-400 e vinte E195-E2, com média de idade 8,3 anos.