Karin Lovisa Wallensteen conheceu os projetos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) voltados para o ensino, pesquisa e inovação
Por Gabriel Benevides Publicado em 03/12/2024, às 17h19
Em novembro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos - SP, recebeu a visita da Embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Lovisa Wallensteen. A visita institucional serviu para conhecer as atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e inovação na área aeroespacial da FAB.
A delegação sueca foi acompanhada do astronauta e piloto de testes da SAAB, Marcus Hans Wandt, que deu uma palestra aos alunos de graduação e pós-graduação, compartilhando suas vivências acadêmicas e profissionais.
Na ocasião da visita, o ITA exibiu projetos notáveis elaborados no Centro Espacial ITA (CEI), incluindo os nanossatélites ITASAT e SPORT, que foram lançados em 2018 e 2022, respectivamente. Também foi mencionado o ITASAT 2, que está programado para ser lançado em 2025, além do SelenITA, com lançamento previsto para 2028.
A Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, destacou a importância da participação do Instituto em iniciativas ligadas ao acordo de cooperação bilateral. “A educação é um poderoso instrumento de desenvolvimento e parcerias como essa beneficiam toda a sociedade. Estamos à disposição para fortalecer esse diálogo e avançar em projetos conjuntos”, comentou.
“A Força Aérea Brasileira já utiliza nossos caças Gripen e acredito que há muito mais que possamos fazer juntos, inclusive em áreas como o espaço. A educação é uma forma de aprofundar nossas cooperações e nossa intenção é intensificar o intercâmbio que já existe atualmente”, afirmou a Embaixadora Wallensteen.
No evento, marcaram presença o Chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva; o Chefe do CEI, Capitão Aviador Carlos Eduardo de Sá Amaral Oliveira; e o Chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais, Professor Doutor Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa.
Cerca de 100 estudantes de graduação e pós-graduação do ITA assistiram à palestra "Além do horizonte: a exploração espacial e o futuro da tecnologia aeroespacial", apresentada pelo astronauta sueco Marcus Hans Wandt.