Hélice de fibra de carbono de três pás estará disponível como opção de fábrica e em kits de conversão para o DA40 NG
Redação Publicado em 12/08/2025, às 12h00
A Hartzell Propeller obteve certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) para uso da hélice Polaris, de três pás e construída em fibra de carbono, no monomotor Diamond DA40 NG. O modelo será oferecido como opção de instalação de fábrica em novas aeronaves produzidas pela Diamond Aircraft.
Segundo a Hartzell Propeller, hélice é mais leve que a hélice padrão com núcleo de madeira e proporciona operação mais suave, melhoria nas taxas de subida e aumento de 2 a 3 nós na velocidade de cruzeiro (KTAS). O conjunto inclui spinner em composto nas cores branco ou prata metálico e apresenta nível de ruído de 74,1 dB(A), considerado mais silencioso e com menor impacto ambiental.
O diâmetro da hélice é de 74 polegadas, projetada especificamente para o motor Austro Engine E4-A e equipada com cubo de alumínio Bantam. A Polaris possui intervalo de manutenção (TBO, na sigla em inglês) de 2.400 horas ou seis anos e cobertura de garantia até o primeiro ciclo de revisão geral.
Além da instalação em aeronaves novas, o kit de conversão Top Prop da Hartzell está disponível para proprietários do DA40 NG com configurações MÄM 40-434 (redesign do capô) ou OÄM 40-310 (sistema de exaustão com silenciador).
“O kit de conversão de desempenho Top Prop para o DA40 NG inclui nossa hélice de fibra de carbono, opção de spinner composto branco ou prata metálico e documentação completa do STC”, disse Jon Stoy, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Hartzell Propeller.
Produzida com compósitos estruturais avançados, segundo a Hartzell a hélice combina baixo peso, baixa inércia e alta durabilidade, oferecendo valor operacional ao longo do ciclo de vida.