Edição 2025 do AirVenture terá como uma das atrações principais a presença dos B-29 "Doc" e "Fifi"
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 12/02/2025, às 16h00
O EAA AirVenture, o maior encontro aeronáutico do mundo, que acontece anualmente em Oshkosh, confirmou que os dois únicos bombardeiros B-29 Superfortress em condições de voo no mundo, estarão presentes no evento desse ano.
Conhecidos pelos apelidos Doc e Fifi, a dupla não se encontrava em Oshkosh desde 2017. Agora, a programação prevê um voo em formação na abertura do show aéreo noturno, no dia 23 de julho. Nos demais dias, a Fifi estará em exposição estática no pátio principal do evento (Boeing Plaza) entre os dias 21 e 23 de julho, enquanto o Doc ficará exposto do dia 24 ao dia 27.
Já as experiências de voo, que permite realizar um voo panorâmico na região, vão oferecer assentos nos dois aviões, mas partindo do Aeroporto Internacional de Appleton, aproximadamente 35 quilômetros ao norte de Oshkosh.
A FIFI é de propriedade do chamado Esquadrão B-29/B-24 da Força Aérea Comemorativa (CAF, na sigla em inglês) baseado em Dallas, Texas. O avião foi adquirido pela CAF no início dos anos 1970, quando foi encontrado no Campo de Provas da Marinha em China Lake, Califórnia, onde estava sendo usada como alvo para testes armas.
Após verificar a integridade estrutural, o avião foi resgatado e restaurado, então voou por mais de 30 anos até 2006, quando o piloto-chefe decidiu paralisar a operação aguardando uma reforma completa dos motores. Após uma extensa restauração de quatro anos que incluiu a instalação de quatro novos propulsores, a FIFI retornou ao céu em 2010 e desde então viajou de costa a costa nos Estados Unidos, participando os principais eventos aeronáuticos.
O Doc foi construído em 1944 e por muitos anos fez parte de um esquadrão conhecido como Branca de Neve e os Sete Anões, sediado no norte do estado de Nova York na Base Aérea de Griffiss (daí o nome Doc). O avião foi aposentado em 1956 quando a era dos bombardeiros a jato se tornou realidade, passando a ser também alvo para testes de armas em China Lake até 1998, quando um grupo de entusiastas levou de volta para Wichita, no Kansas, em 2000. Após 16 anos e mais de 450.000 horas de voluntariado, o Doc fez seu primeiro voo após a restauração em julho de 2016, exatamente 60 anos após ter sido aposentado.