Hotel luxuoso dentro de avião é movido a energia nuclear e pode passar anos voando sem reabastecer
Por Marcel Cardoso Publicado em 28/06/2022, às 10h10
Um projetista e um designer desenvolveram um novo conceito de hotel, que será baseado em um avião gigante capaz de transportar até cinco mil passageiros, que poderá passar anos sem reabastecer.
O conceito chamado ‘Sky Cruise’ é alimentado por 20 motores movidos a energia nuclear e dispensa o auxílio de pilotos. Em um vídeo publicado no YouTube, o designer árabe Hashem Al Ghaili explicou que as companhias aéreas convencionais levariam os passageiros até o hotel voador e que todo o processo de manutenção seria feito durante os voos, em um sistema similar ao adotado por navios. O designer defendeu que a aeronave é ecologicamente correta.
Embora seja pouco provável que o Sky Cruise se torne realidade, em especial pelo uso de energia nuclear, o conceito apresentou um enorme avião com salão panorâmico com vista de 360 graus de seu entorno e ampla visão do céu. A cúpula será conectada por elevadores ao deck principal de entretenimento, que contará com shopping centers, centros esportivos, salão de festas e outras facilidade. O Sky Cruise será equipado com instalações médicas de última geração, com seus equipamentos transportados em aviões comerciais de qualquer grande aeroporto.
A cabine de comando usará inteligência artificial para prever a entrada em uma zona de turbulência. Sistemas vão criar dispositivos anti-vibrações que funcionam de modo semelhante a tecnologia de cancelamento de ruído (noise cancelling), normalmente disponibilizada em fones de ouvido de voos comerciais.
Os desenvolvedores não divulgaram como ou se o audacioso projeto sairá do papel. Em todo o caso, o conceito demonstra o potencial que a aviação ainda tem em criar sugestões audaciosas.