Drone de combate turco Akıncı pode transportar uma grande variedade de armas e sensores
Por André Magalhães Publicado em 25/05/2022, às 14h40
Os drones turcos Akıncı fizeram um voo de aproximadamente 2.000km entre a Turquia e o Azerbaijão para participar do evento aeronáutico Teknofest que acontece esta semana.
2 #AKINCI's flew from Western Turkey to Georgia, and from Georgia to Baku, arriving right on time for #TEKNOFESTAZƏRBAYCAN!
— BAYKAR (@BaykarTech) May 21, 2022
🇹🇷🛫🇬🇪✈️🇦🇿🛬 pic.twitter.com/klHqyP48jW
No último sábado (21), as duas aeronaves não tripuladas de combate (Ucav, na sigla em inglês) decolaram do distrito Çorlu e prosseguiram até aeroporto internacional Heydar Aliyev em Baku, capital do Azerbaijão.
No trajeto, de aproximadamente cinco horas, os veículos aéreos sobrevoaram três países e foram controlados remotamente. A Turquia tem se destacado na construção e operação de aeronaves não tripuladas, em especial drones de combate armados.
A Turquia quer comercializar internacionalmente o drone Akıncı, que recentemente realizou um teste de tiro real contra um alvo marítimo. Para tal missão foi utilizada uma arma a laser e um drone Bayraktar TB2, famoso pela guerra na Ucrânia, que ajudou na operação.
O Akıncı é fabricado pela Baykar e completou seu primeiro voo em dezembro de 2019. O Ucav se destaca por seu tamanho, com envergadura 20 metros e comprimento 12,5 metros, próximo de aviões de ataque leve tripulados, como o Super Tucano. Outra característica é sua autonomia de 24 horas e o teto operacional de 40.000 pés (12.100 m).
Além disso, o poder de fogo do Akanci permite transportar até 1.350 kg de carga útil, uma das maiores capacidades de combate da categoria. Entre a gama de armamentos diponíveis para o drone turco, estão os mísseis Gökdoğan e Bozdoğan (desenvolvidos pela Turquia), o MAM-L, o TEBER-82, o míssil KGK-82-83 SOM e munição MK-84. Akıncı TİHA.