Apesar do ataque com drone não houve registros de feridos na refinaria russa
Por André Magalhães Publicado em 23/06/2022, às 09h20
Um drone kamikaze ucraniano destruiu uma parte de uma refinaria de petróleo da Rússia, localizada na cidade de Novoshakhtinsk, cerca de oito região quilômetros da fronteira com a Ucrânia.
Reportedly footage of a Ukrainian UAV kamikaze strike on a Russian oil refinery in Novoshakhtinsk, Rostov Oblast. https://t.co/SYsD7oQTwr pic.twitter.com/1MjamL30uV
— Rob Lee (@RALee85) June 22, 2022
Pessoas que estavam próximas e viram o ataque, possivelmente trabalhadores da refinaria, questionam se o drone era realmente da Ucrânia.
O ataque foi confirmado pela agência Reuters que destacou a forma dois veículos aéreos não tripulados (UAV ou drones) ucranianos no ataque. Apesar da explosão não houve registros de feridos.
O modelo específico dos UAV não é conhecido, por ora, foi levantado que é provável que não sejam os Bayraktar TB2, de fabricação turca. Até o momento a maior possibilidade é que sejam Forpost, produzido na Rússia. Caso confirmado, é possível que militares ucranainos capturaram tais drones.
Russian Forpost-R UCAV operating in Ukraine. https://t.co/QXYwlwSKNk pic.twitter.com/FKhGMt6C2u
— Rob Lee (@RALee85) March 20, 2022
Os militares de Kiev têm recebido ajudas bélicas do Ocidente, na lista de armamentos estão pequenos drones kamikazes, mas que não foram os usados no ataque.