Drone MQ-4C Triton realizou testes em condições de gelo e US Navy planeja ampliar envelope de voo da aeronave
Por André Magalhães Publicado em 31/01/2023, às 10h15
O modeno drone MQ-4C Triton, em uso pela Marinha dos Estados Unidos, realizou no dia 25 de janeiro, um teste para avaliar a capacidade de voar em ambientes com formação de gelo.
Um dos desafios da aeronave não tripulada é garantir sua capacidade de voo mesmo com acúmulo de gelo nas asas, assim como viabilizar sistemas de desgelo. Outros quinze voos de testes serão feitos até a primavera (do hemisfério Norte), para obter a capacidade de voar em condições de gelo.
No final de 2022, a equipe de ensaios em voo instalou nas asas e no estabilizador vertival, blocos de nylon impressos em 3D, que simulam diversos pontos e camadas de acúmulo de gelo nas superfícies do drone. No teste em voo a aeronave realizou manobras básicas, como pulsos nas superfície de controle, derrapagens e curvas sustentadas em uma altidude de 20.000 pés.
“O objetivo é verificar se há estabilidade e controle suficientes para remover as restrições na autorização de voo para voar em condições de gelo, o que poderia aumentar significativamente a taxa de surtidas da frota”, disse Amanda Marge, engenheira líder de testes do MQ-4C Triton.
O MQ-4C tem como objetivo missões estratégicas, realizando voos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR, na sigla em inglês). Outro destaque é sua capacidade de sustentars voos de longa duração, podendo ultrapassar 24 horas de autonomia.