Drone da FAB caiu durante missão de resgate no Rio Grande do Sul

Drone da FAB era remotamente pilotado e auxiliava a procura por pessoas ilhadas

Por Micael Rocha Publicado em 07/05/2024, às 23h32

Aeronave era utilizada para auxiliar nas buscas por vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul - FAB

Na tarde da última terça-feira (7), um drone operado pela Força Aérea Brasileira caiu em uma região desabitada do Rio Grande do Sul durante uma operação de resgate. A aeronave remotamente pilotada, conhecida como ARP, modelo RQ-900 Hermes, não registrou feridos no incidente.

De acordo com um comunicado da FAB, a ARP enfrentou um defeito técnico inesperado enquanto auxiliava nas operações de resgate em áreas alagadas causadas pelos recentes temporais na região. A equipe de resgate em terra recebeu apoio do drone, que estava equipado com sensores e câmeras de alta definição para localizar pessoas em situação de risco.

Desde que foi implantada na área, a ARP contribuiu para o resgate de ao menos 36 pessoas, atuando em três operações distintas. A investigação sobre as causas do acidente está a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A FAB não especificou uma data para a conclusão da investigação, mas informou que reforça o compromisso com a segurança e a eficácia das operações aéreas.

Cenipa resgate no Rio Grande do Sul acidente de drone ARP RQ-900 Hermes drone da FAB

Leia também

Brasileiro Agrobee 200 se destacou entre os drones agrícolas na Agrishow 2024
Decea proibiu operações de drones nas áreas afetadas por enchentes no RS