Fabricante do Nauru 1000C assinou um memorando de entendimento com a empresa europeia MBDA
Por André Magalhães Publicado em 20/05/2022, às 08h45
A XMobots, empresa brasileira desenvolvedora de dornes, e a conceituada fabricante europeia de mísseis, MBDA, assinaram um memorando de entendimento para um trabalho em conjunto visando a integração do míssil Enforcer na aeronave não tripulada (Vant) RPAS Nauru 1000C.
“Um ponto relevante é o fato de o Enforcer ser o primeiro míssil a ser integrado a um drone brasileiro, o que resultará em uma disrupção tecnológica no mercado de drones armados de baixo custo”, ressaltou Giovani Amianti, CEO da XMobots
O Vant em questão foi selecionado pelo Exército Brasileiro para cumprir as missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento, a aeronave pesa 150Kg, pode atingir velocidades de 100 km/h, tem uma autonomia de 10 horas e um alcance de 60Km, a partir do posto fixo de comando.
O Nauru 1000C tem oito motores elétricos, contra rotativos, que possibilitam o pouso e a decolagem vertical (Vtol). Todavia, a aeronave é equipada com um motor de 30 HP na parte traseira que possibilita um voo convencional.
O armamento europeu faz parte dos novos mísseis leves destinado a destruir uma variedade de alvos leves e ligeiramente blindados, sendo capaz de atingir veículos em movimento rápido
“Estamos muito satisfeitos em estabelecer formalmente nosso novo relacionamento com a XMobots. Este memorando demonstra mais uma vez nosso compromisso com parcerias de longo prazo com a indústria brasileira", disse Patrick de La Revelière, vice-presidente da MBDA para a América Latina.