Drone fabricado no interior de São Paulo foi testado por um hospital público israelense para a celeridade de processos
Por Marcel Cardoso Publicado em 23/06/2023, às 16h28
O hospital Rambam Health Care Campus (HCC), em Israel, está testando um drone desenvolvido no Brasil para o transporte de bolsas de sangue para garantir o atendimento de pacientes de forma célere.
A responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos, que têm capacidade de carga de até 10 kg, é a empresa Speedbird Aero, com sede no interior de São Paulo. No primeiro exercício, realizado em abril, o equipamento percorreu um trecho de 25 km entre dois centros médicos localizados no norte do país do Oriente Médio, em 22 minutos, transportando a carga, que chegou em segurança para ser prontamente utilizada.
“Nosso objetivo é encontrar maneiras de integrar veículos aéreos não tripulados aos sistemas de resposta a emergências de Israel, permitindo uma entrega mais rápida e eficiente de suprimentos médicos essenciais, incluindo bolsas de sangue, para áreas remotas, de difícil acesso ou em situações de emergência”, disse Amir Ben-Yosef, diretor da Divisão de Operações do Rambam HCC.
Apesar do projeto estar focado no transporte de sangue, ele tem sido visto como a porta de entrada para uma nova modalidade de atendimento de emergências. Para Yosef, “num futuro próximo, essa solução inovadora de drone fornecerá uma resposta real e imediata a eventos extremos com os quais nós, como centro de trauma, somos obrigados a lidar, ampliando consideravelmente as chances de vida”.