Drone Bayraktar é de fabricação turca e tem tido êxito nos combates contra forças russas
Por André Magalhães Publicado em 03/05/2022, às 08h45
Nessa segunda-feria (2), a Ucrânia divulgou imagens da ação de um drone Bayraktar TB2, de fabricação turca, destruíndo barcos rápidos russos no Mar Negro.
O alvo foi um barco da classe Raptor, que faz missões patrulhamento, transporte de tropas, ataques e busca e salvamento, que estava a cerca de 20 km da costa ucraniana.
As aeronaves não tripuladas (UAV, na sigla em inglês) utilizam bombas e mísseis ar-terra a laser, o que aumenta a precisão nos ataques.
💬Головнокомандувач ЗС України генерал Валерій Залужний:
— Defence of Ukraine (@DefenceU) May 2, 2022
Сьогодні на світанку біля острова Зміїний було знищено два російські катери типу Раптор.
Працює #Байрактар.
Разом до Перемоги!🇺🇦 pic.twitter.com/3wxlwjDtdx
As forças ucranianas operavam seis unidades antes do conflito e tendo alguns abatidos, a Turquia enviou mais alguns UAVs.
Neste conflito que já dura pouco mais de dois meses, os drones TB2 têm chamado muita a atenção pela eficácia em combate contra coluna de blindados e barcos russos.
O Bayraktar TB2 tem uma envergadura de 12 metros, um comprimento de 6,2 metros, um teto operacional de 30.000 pés, uma autonomia de 27 horas e um peso máximo de decolagem de 700 kg. O drone ainda pode ser equipado com câmeras para missões de vilgilância e reconhecimento.