Donald Trump usará Boeing 747-8 cedido pelo Catar

Donald Trump utilizará um Boeing 747-8i cedido pelo governo do Catar como Air Force One temporário

Por Marcel Cardoso Publicado em 12/05/2025, às 09h14

Presidente dos EUA deve utilizar aeronave da Qatar Amiri Flight até 2029, enquanto aguarda entrega dos novos VC-25B - Divulgação

Durante visita ao Oriente Médio, nesta segunda-feira (12), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve formalizar o uso temporário de um Boeing 747-8i anteriormente utilizado pelo governo do Catar como aeronave presidencial.

A medida visa suprir o atraso na entrega dos novos VC-25B, que substituirão os atuais aviões Air Force One. A aeronave, fabricada em 2012, foi operada por mais de uma década pela Qatar Amiri Flight, sendo posteriormente registrada como P4-HBJ e transferida para a Global Jet, com sede na Ilha de Man.

Em fevereiro, Trump foi visto inspecionando o jato no aeroporto de West Palm Beach, na Flórida. No mês seguinte, o jornal Wall Street Journal revelou que a empresa L3Harris foi contratada para adaptar o avião às necessidades da presidência norte-americana.

Trump "took time on Saturday to kick the tires on a luxury jet sitting at Palm Beach International Airport. Photographers spotted the tail number of the late model 747-8, which revealed the plane to have been owned, at least until recently, by the Qatari royal family" pic.twitter.com/nplZwv2Yrk

— Gabriela Iglesias🇺🇲 (@iglesias_gabby) February 20, 2025

Fontes do setor afirmam que o uso da aeronave está confirmado, apesar de o governo do Catar negar que se trate de uma doação. Em comunicado recente, autoridades do país informaram que a possível cessão da aeronave está em análise pelos Ministérios da Defesa dos dois países e ainda depende de parecer jurídico.

De acordo com a rede ABC News, o Boeing 747-8i será utilizado por Trump até o fim de seu segundo mandato, previsto para janeiro de 2029, quando os VC-25B devem ser finalmente entregues. Após esse período, o avião deverá ser transferido à fundação que administrará o futuro museu presidencial de Trump.

O programa de substituição dos atuais VC-25A, versões altamente modificadas do Boeing 747-200B usadas desde o final dos anos 1980, enfrenta atrasos sucessivos. Os novos VC-25B, também baseados no modelo 747-8, estavam inicialmente previstos para entrar em operação em 2022, mas não devem ficar prontos antes de 2027.

A operação com o avião do Catar, entretanto, levanta questões legais. Críticos apontam possível violação à Cláusula dos Emolumentos da Constituição dos EUA, que proíbe representantes do governo de aceitarem presentes ou benefícios de estados estrangeiros sem autorização do Congresso. A equipe jurídica de Trump estaria preparando uma interpretação alternativa para contornar o impedimento.

Adversários políticos também questionam o possível conflito de interesses entre decisões de governo e os negócios privados da família Trump na região. A Trump Organization, atualmente administrada por Donald Trump Jr. e Eric Trump, mantém acordos com empresas ligadas ao governo catariano, incluindo um empreendimento imobiliário de luxo.

A Casa Branca rejeitou as acusações. Na última sexta-feira (9), a secretária de imprensa Karoline Leavitt disse que é “ridículo” sugerir que o presidente esteja agindo para benefício próprio durante missão oficial no exterior.

Catar Trump Air Force One avião presidencial VC-25B Boeing 747-8 L3Harris emoluments clause conflito de interesses Qatar Amiri Flight

Leia também

Para evitar tarifas de Trump, Apple freta aviões cargueiros para levar iPhones aos EUA
O luxuoso interior de um avião avaliado em mais de US$ 1 bilhão