Acidente ocorreu entre duas aeronaves T-27 Tucano da FAB durante voo instrução em Pirassununga
Por Micael Rocha Publicado em 01/11/2024, às 14h20
Dois aviões de treinamento T-27 Tucano sofreram um acidente durante um treinamento de rotina nos arredoes da Academia da Força Aérea (AFA). Os aviões colidiram no começo da tarde de hoje (1) próximo de Pirassununga, no interior de São Paulo.
Informações preliminares dão conta de que após a colisão no ar, um tdos T-27 conseguiu retornar e pousar em segurança. Já o outro, pilotado por um cadete, foi direcionada para uma área desabitada e realizou com êxito o procedimento de ejeção, sendo o piloto pouco tempo depois resgatado pela equipe de salvamento da FAB, sem ferimentos graves.
Em nota, a Força Aérea Brasileira destacou que o protocolo de segurança foi seguido, assegurando a integridade da piloto e evitando danos adicionais na região.
Para identificar as causas do acidente e prevenir novas ocorrências, a FAB informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciará uma investigação com o objetivo de apurar os fatores que contribuíram para o incidente e aprimorar os procedimentos de segurança em voos de instrução.
Leia abaixo a íntegra da nota da Força Aérea Brasileira
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP). Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.