Divulgado relatório final sobre pane elétrica em voo internacional da Latam

Pouso forçado de Boeing 777 fechou o aeroporto de Confins por quase 24 horas

Marcel Cardoso Publicado em 27/07/2021, às 06h30 - Atualizado às 08h28

Boeing 777-300ER da Latam Brasil seguia de São Paulo (GRU) para Londres (LHR)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório final do pouso forçado de um Boeing 777-300ER (PT-MUG) da Latam Brasil no aeroporto internacional de Confins (CNF), em 2018.

Segundo o documento, a desconfiguração do Transfer Bus Breaker (TBB) e do Converter Circuit Breaker (CCB) foi a causa do incidente que o órgão classificou como grave.

“A desconfiguração (...), independentemente de ter sido ocasionada pelas falhas do circuito de monitoramento da posição dos contactores ou devido a uma combinação dessas com falhas anteriores do circuito de monitoramento do nível de óleo, fez com que os Sistemas Elétricos Principais e de Backup ficassem impossibilitados de alimentar a aeronave, mesmo havendo geração de energia”.

O documento afirma que a desconfiguração dos TBB e CBB, independentemente de ter sido ocasionada pelas falhas do circuito de monitoramento da posição dos contactores ou devido a uma combinação dessas com falhas anteriores do circuito de monitoramento do nível de óleo, fez com que os Sistemas Elétricos Principais e de Backup ficassem impossibilitados de alimentar a aeronave, mesmo havendo geração de energia.

Muito embora não tenha sido possível determinar como iniciou-se o curto circuito no
conector ou mesmo indicar a dinâmica da desconfiguração dos CBB e TBB, é fato que a
falha gerou uma série de reconfigurações do sistema fora de projeto, fazendo com que não
ocorresse a alimentação dos Sistemas Elétricos Principal e de Backup, apesar de haver
geração de energia.

O voo LA8084 da Latam Brasil havia decolado de São Paulo (GRU) com destino a Londres (LHR) na noite de 19 de dezembro de 2018, com 357 pessoas a bordo, quando o problema elétrico foi detectado no espaço aéreo de Minas Gerais, fazendo com que a aeronave pousasse em emergência, no início da madrugada do dia 20, no aeroporto de Confins (CNF).

Com a aterrissagem feita acima do peso, todos os pneus dos trens de pouso estouraram, fazendo com que a aeronave somente fosse retirada da pista somente depois de 21 horas. Vários voos sofreram atrasos e cancelamentos, a cinco dias do Natal daquele ano.

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