Divulgado relatório final de acidente com avião cargueiro no Recife

Inobservância de comandos e a informalidade foram as causas

Marcel Cardoso Publicado em 27/09/2021, às 05h55 - Atualizado às 06h08

Airbus A300 cargueiro era a única aeronave da companhia aérea, fundada em 2015 

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório final do acidente envolvendo um Airbus A300B4-203 cargueiro (PR-STN) da Sterna Linhas Aéreas, ocorrido em outubro de 2016 no Recife (REC).

Na ocasião, a aeronave, que fazia um voo procedente de São Paulo (GRU), teve o trem de pouso dianteiro colapsado após o pouso e saiu parcialmente da pista, provocando o fechamento do aeroporto por cerca de duas horas. A tripulação teve de efetuar a evacuação por escadas, já que os escorregadores infláveis se desprenderam quando foram acionados.

Segundo o Cenipa, “a cultura de transmitir algumas informações informalmente, por meio de mensagens em grupos de mídias sociais, sem anotações formais nos documentos pertinentes”, contribuiu para a ocorrência.Tal situação impedia a correta percepção das limitações de operação da aeronave, assim como o adequado acompanhamento de sua condição de aeronavegabilidade”.

Além disso, a aplicação inadequada dos comandos do avião, a falta de atitude na observância dos procedimentos previstos, a falta de coordenação de cabine por parte do piloto e as falhas de percepção e de processo decisório também foram determinantes para o acidente.

O PR-STN era a única aeronave da Sterna, fundada em 2015. O A300F havia feito seu primeiro voo em outubro de 1983, transportando passageiros, sendo convertido em cargueiro dezesseis anos depois. A outorga de concessão de transporte aéreo foi extinta em 2019 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), inviabilizando suas atividades.

 

Airbus Acidente Cargueiro noticias noticias de aviação A300 Cenipa Relatório Recife Sterna