Colisão de caminhão de brigada de incêndio com um Airbus A320neo da Latam deixou dois mortos e 36 feridos
Por Marcel Cardoso Publicado em 02/10/2023, às 16h14
Foi divulgado hoje (2), o relatório final do acidente envolvendo um Airbus A320neo da Latam Airlines, em 18 de novembro de 2022, no aeroporto de Lima, no Peru.
Na ocasião, a aeronave de matrícula CC-BHB, que estava em operação desde novembro de 2017, estava em aceleração para a decolagem, quando colidiu com um caminhão da brigada de incêndio, que acessou a pista inadvertidamente e atingiu o motor direito, desprendendo-o e expondo o sistema de combustível, causando um incêndio.
Segundo o documento,”esta cadeia de eventos foi causada pela falta de planeamento conjunto, má coordenação e não utilização da comunicação e fraseologia padronizadas da Organização Internacional da Aviação Civil (Icao)”.
A Comissão de Investigação de Acidentes Aéreos do Peru (Ciaa) elencou sete fatores contribuintes para o acidente, citando diretamente a administração do aeroporto de Lima (LIM), a autoridade de aviação civil peruana (Corpac) e os controladores de voo como os responsáveis.
Duas pessoas, ambas ocupantes do caminhão, morreram na ocorrência. Das 108 pessoas que estavam a bordo do avião, 36 ficaram feridas, sendo quatro em estado grave. Foi também iniciada, na época, uma investigação por homicídio culposo contra os pilotos do A320neo. Eles chegaram a ser presos por 24 horas, causando revolta na Federação Internacional de Pilotos de Linha Aérea (Ifalpa).