Dinamarca recebeu em casa seus primeiros caças F-35A

Os quatro de um total de 27 caças F-35A da Dinamarca irão substituir os F-16, que serão enviados para a Ucrânia

Por André Magalhães Publicado em 15/09/2023, às 10h00

O caça F-35A tem sido selecionado por diversos países da Europa - Lockheed Martin

A Dinamarca recebeu, em seu território, os quatro primeiros caças de quinta geração Lockheed Martin F-35A Lightning II.

As aeronaves pousaram na base aérea de skrydstrup. "A chegada do F-35 fornece à Dinamarca um farol para transformar as forças armadas em 5ª geração. É um prazer notar que esta peça única de equipamento militar também contém componentes industriais dinamarqueses e é um testemunho dos laços estreitos entre os Estados Unidos", disse o príncipe Joaquim da Dinamarca.

Um total de 27 aviões serão destinados ao país europeu. A entrega formal dos aviões ocorreu no ano passado, ainda em território norte-americano. A Dinamarca optou por fazer o treinamento de seus pilotos nos EUA e seis unidades permanecem no Arizona para as instruções.

Os novos aviões substituirão os antigos F-16 Fightning Falcon. A chegada dos modernos aviões de combate ocorre pouco tempo após do anúncio de Copenhague em fornecer alguns de seus caças F-16 a Ucrânia.

Outro país que usa o F-35 e prometeu o envio de seus F-16 a Kiev é a Holanda. Os Estados Unidos aprovaram a medida e uma coligação de diversos países está atuando para o treinamento de pilotos ucranianos.

Lockheed Martin EUA Caça F-35 Europa Holanda quinta geração Dinamarca

Leia também

Primeiro F35 belga entra na fase final de montagem nos EUA
Caças F-35A chegam ao Oriente Médio para operações dos EUA