Um voo internacional encerrou as atividades da Czech Airlines, depois de 101 anos
Por Marcel Cardoso Publicado em 28/10/2024, às 09h32
Vinte dias após ter completado 101 anos, a Czech Airlines, da República Tcheca, encerrou suas atividades no último sábado (26), com um voo internacional entre Paris e Praga, capital do país.
A viagem derradeira foi feita pelo Airbus A320-200 de matrícula OK-IOO, em operação comercial desde janeiro de 2009. Fundada como Companhia Aérea Estatal da Tchecoslováquia, a Czech era uma das cinco companhias aéreas com operação contínua mais antigas do mundo. Desde 2018, estava sob gestão privada.
Durante grande parte do século XX, a empresa desempenhou um papel importante ao conectar a Tchecoslováquia, e posteriormente a República Tcheca, com destinos internacionais. No entanto, o fim do regime comunista nos anos 1990 expôs a empresa à concorrência de companhias aéreas de baixo custo, gerando dificuldades financeiras.
A crise causada pela pandemia de covid-19 agravou a situação da companhia aérea, impactando sua receita e elevando suas dívidas. Sem conseguir se recuperar financeiramente, a companhia entregará seus dois A320 remanescentes para a administração da empresa aérea privada tcheca Smartwings.