Demanda de passageiros cresceu mais de 8% em agosto

A demanda total de passageiros aumentou 8,6% no agosto deste ano, em comparação com 2023

Por Marcel Cardoso Publicado em 04/10/2024, às 07h55

O mercado doméstico teve uma alta de 5,6% na demanda de passageiros -

A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, divulgou na última quinta-feira (3), os dados sobre a demanda global de passageiros refente a agosto. Os resultados mostram crescimento contínuo no setor, tanto em voos internacionais quanto domésticos.

A demanda total aumentou 8,6% no período, em comparação com 2023, enquanto a capacidade total subiu 6,5%. A taxa de ocupação atingiu 86,2%, um aumento de 1,6 ponto percentual em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Nos voos internacionais, a demanda cresceu 10,6%, com a capacidade aumentando 10,1%. A taxa de ocupação internacional foi de 85,7%, representando um acréscimo de 0,4 ponto percentual. Já no mercado doméstico, a demanda subiu 5,6%. A capacidade doméstica aumentou 1,2%, e a taxa de ocupação foi de 86,9%, registrando um aumento de 3,6 pontos percentuais.

"Olhando para o futuro, o forte e contínuo crescimento da demanda indica que podemos ter uma crise da capacidade da infraestrutura, o que restringiria a conectividade e a escolha para passageiros e empresas. Se os governos quiserem maximizar os benefícios da aviação, eles devem tomar decisões ousadas para garantir a capacidade suficiente da infraestrutura", disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

As companhias aéreas da América Latina registraram um aumento de 13,6% na demanda em agosto em relação ao mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 15,2%, enquanto a taxa de ocupação foi de 85,1%, com uma queda de 1,2 ponto percentual em comparação ao ano anterior.

Iata transporte aéreo aviação internacional mercado doméstico aviação companhias aéreas América Latina demanda global de passageiros agosto de 2024 taxa de ocupação aérea

Leia também

Brasil firma parceria para fortalecer supervisão da segurança aérea
Empresa de sustentabilidade firma parceria com IATA para cálculo de emissões de CO2