Inicio das operações da tecnologia de internet móvel coincidiu com uma das fases mais severas do inverno
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 20/01/2022, às 15h00 - Atualizado às 15h30
Delta Air Lines trabalha com as autoridades para minimizar o impacto causado pelo sistema 5G | Foto: Divulgação
A Delta Air Lines anuncio que poderá ocorrer cancelamentos de voos para os Estados Unidos, relacionados ao clima e causados pela implantação do novo serviço 5G nas proximidades de dezenas de aeroportos.
O rigoroso inverno norte-americano tem impossibilitado voos em aproximação visual, exigindo procedimentos via instrumentos, que podem sofrer interferência da rede de telecomunicação recém-instalada.
As autoridades de aviação dos Estados Unidos, que restringiram a atividade de voo ao redor dos aeroportos em que a implantação do serviço 5G, no espectro da banda C, está operando. Um dos receios é que a proximidade das frequências adotadas pela internet móvel e os sistemas usados pelos aviões e aeroportos possam causar interferência limitada e comprometer a segurança sob várias condições climáticas.
A Delta, em nota, afirmou que está tomando as medidas necessárias para garantir que a segurança continue sendo a prioridade em conformidade com as diretrizes da FAA, a agência de aviação dos Estados Unidos.
Por ora, as companhias de telecomunicações concordaram em limitar o escopo da implantação do sistema 5G, atrasando a implementação do sistema no redor de alguns aeroportos dos EUA.
“Agradecemos a decisão de limitar a implantação deste serviço perto dos aeroportos”, disse John Laughter, vice-presidente executivo e Chefe de Operações da Delta Air Lines. “Acreditamos que as indústrias podem crescer, inovar e coexistir para o benefício dos consumidores. É por isso que continuamos trabalhando com a FAA, a FCC (sigla em inglês para Federal Communications Commission, ou Comissão Federal de Comunicações) e o setor de telecomunicações para encontrar uma solução prática que permita a adoção da tecnologia 5G, preservando a segurança e evitando interrupções nos voos”.
As autoridades norte-americanas buscam uma solução no curto prazo para atender as necessidades do transporte aéreo e da comunicação, mas não existe um prazo para conclusão dos trabalhos.