Um Boeing 737-800 da Delta Air Lines apresentou falha no flap da asa durante pouso no Aeroporto Internacional de Austin, Texas
Por Marcel Cardoso Publicado em 21/08/2025, às 08h29
Um Boeing 737-800 da Delta Air Lines sofreu falha no flap da asa durante a aproximação para o Aeroporto Internacional de Austin, no Texas, na última terça-feira (19). O voo DL1893, que partiu de Orlando com 68 passageiros e tripulantes, pousou em segurança.
O avião, de registro N3740C, está em operação há quase 25 anos e mantém um elevado histórico de segurança, sendo esse o primeiro caso sério de falha.
O Boeing 737-800 apresentou falha no flap durante o acionamento para o pouso. Registros em vídeo mostram que a seção externa do flap ficou presa apenas pelo mecanismo de fixação interno, mantendo-se no lugar até o final da aproximação.
De acordo com relatório da agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), “a aeronave pousou e uma inspeção pós-voo revelou que o bordo de fuga do flap da asa esquerda estava dobrado para cima”. Até a manhã de hoje (21), o avião permanecia em solo.
Apesar da gravidade aparente, a falha não representou risco imediato à integridade do voo. Todos os aviões comerciais são capazes de pousar em segurança mesmo em condições de falha dos flaps, ainda que exigindo aproximações com maior velocidade e utilizando maiores distâncias de pista. O fato de a seção permanecer presa à estrutura reduziu a possibilidade de desprendimento em voo.
Este é o segundo incidente em dois meses envolvendo flaps em aeronaves da Delta. Em 2 de julho, a FAA iniciou investigação após parte de um flap de um Boeing 737-900 ser encontrada em uma residência próxima ao aeroporto internacional de Raleigh-Durham, no estado da Carolina do Norte. O avião também pousou em segurança.