Boeing 737 sofre falha no flap durante pouso

Um Boeing 737-800 da Delta Air Lines apresentou falha no flap da asa durante pouso no Aeroporto Internacional de Austin, Texas

Por Marcel Cardoso Publicado em 21/08/2025, às 08h29

Incidente com aeronave da Delta Air Lines não comprometeu segurança de voo - Reprodução/Redes Sociais

Um Boeing 737-800 da Delta Air Lines sofreu falha no flap da asa durante a aproximação para o Aeroporto Internacional de Austin, no Texas, na última terça-feira (19). O voo DL1893, que partiu de Orlando com 68 passageiros e tripulantes, pousou em segurança.

O avião, de registro N3740C, está em operação há quase 25 anos e mantém um elevado histórico de segurança, sendo esse o primeiro caso sério de falha.

Detalhes da ocorrência

O Boeing 737-800 apresentou falha no flap durante o acionamento para o pouso. Registros em vídeo mostram que a seção externa do flap ficou presa apenas pelo mecanismo de fixação interno, mantendo-se no lugar até o final da aproximação.

De acordo com relatório da agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), “a aeronave pousou e uma inspeção pós-voo revelou que o bordo de fuga do flap da asa esquerda estava dobrado para cima”. Até a manhã de hoje (21), o avião permanecia em solo.

Relevância operacional

Apesar da gravidade aparente, a falha não representou risco imediato à integridade do voo. Todos os aviões comerciais são capazes de pousar em segurança mesmo em condições de falha dos flaps, ainda que exigindo aproximações com maior velocidade e utilizando maiores distâncias de pista. O fato de a seção permanecer presa à estrutura reduziu a possibilidade de desprendimento em voo.

Precedente semelhante

Este é o segundo incidente em dois meses envolvendo flaps em aeronaves da Delta. Em 2 de julho, a FAA iniciou investigação após parte de um flap de um Boeing 737-900 ser encontrada em uma residência próxima ao aeroporto internacional de Raleigh-Durham, no estado da Carolina do Norte. O avião também pousou em segurança.

FAA aviação comercial Delta Air Lines segurança de voo incidente aéreo Boeing 737-800 flap pouso em Austin aeronaves da Delta aviação nos Estados Unidos

Leia também

Aviões da Embraer vão voar para Aspen
Delta dribla tarifa de Trump com manobra inédita nos Airbus