Decea realiza primeira operação de drones dentro de aeródromos

Diversos testes com drones foram feitos pelo Decea dentro da área aeroportuária do Galeão, no Rio de Janeiro

Por Micael Rocha Publicado em 07/03/2024, às 13h00

Quadricópteros realizaram diversas missões de testes dentro do Aeroporto do Galeão - DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) realizou no dia 27 de fevereiro a primeira operação de drones não confinada em aeródromo. O teste ocorreu no pátio do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, em horário normal de expediente, com diversas aeronaves ao redor.

A operação foi realizada para permitir a inspeção da estrutura de uma aeronave por meio de drones, a fim de avaliar a possibilidade de mudanças nas normas atuais e obter uma aprovação para esse tipo de serviço.

O teste contou com o apoio do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (Crcea-SE), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (Dtcea-GL), Azul Linhas Aéreas, Rio-Galeão e as empresas Autazza, Donecle e Mainblade, responsáveis pelas operações com os quadricópteros.

O teste ocorreu no pátio operacional, onde as empresas puderam comprovar parâmetros de segurança, assim como a aplicação de sistemas redundantes e de proteção, que interrompem o voo em caso de alguma perda de controle ou anormalidade.

O teste foi considerado um sucesso e poderá permitir o emprego de drones na inspeção de aeronaves em pátios abertos.

“Os testes ocorreram de forma satisfatória e sem ocorrências. O Decea apoia iniciativas que tragam benefícios para a sociedade, desde que possamos comprovadamente manter os índices de segurança do espaço aéreo”, disse Rodrigo Gonzalez Martins, major aviador e chefe do Setor de Planejamento de Aeronaves Não Tripuladas do Decea.

Azul Galeão Rio de Janeiro teste Drone Decea Mainblade Autazza Rio-Galeão Donecle

Leia também

Oshkosh terá show aéreo noturno com 500 drones
Decea atualizou normas de operação de drones