De protótipo à não entregue para cliente: o enigmático futuro 737 MAX da Gol

Aeronave deve ser integrada na frota de uma companhia nas próximas semanas após longa espera

Por Gabriel Benevides Publicado em 20/12/2024, às 14h35

O futuro PS-GPQ atuou como o 3º protótipo de testes do 737 MAX 8 - Boeing

A Gol receberá nas próximas semanas, mais um Boeing 737 MAX 8 na sua frota, entretanto, a aeronave conta com uma trajetória um tanto peculiar ou enigmática.

Com quase 9 anos de existência, o futuro PS-GPQ (MSN 42556) foi fabricado em abril de 2016 e serviu como protótipo de testes e certificação da família MAX, tendo a low-cost Southwest como destino ainda em 2019.

O avião que ostenta a matrícula N8703J chegou a receber a identidade visual da companhia norte-americana, realizando uma série de testes durante o ano de 2021, contudo, o avião nunca chegou a ingressar na frota da Southwest Airlines.

Não se sabe ao certo quais motivos levaram a Southwest desistir da aeronave, mas os impactos gerados por dois acidentes com o 737 MAX e a pandemia do coronavírus serviram para adiar não só a entrega, mas o destino do N8703J, incluindo de outras aeronaves. 

Após não receber o N8703J, a Southwest optou por receber outra unidade do 737 MAX 8 (MSN 61879). O N8703J então passou a ficar nas dependências da Boeing em Seattle, disponível para testes enquanto aguardava outro operador.

Desde julho deste ano, o avião foi flagrado com os winglets nas cores das Gol, indicando não só o futuro operador, mas a possibilidade da vinda ao Brasil brevemente, o que não aconteceu até então. 

Olha que bonito esse 737 Max da South... não, pera, esse vai ser da G3!

Não parece, mas esse avião será o PS-GPQ, de G3? Só winglet! pic.twitter.com/iP7o4lHMjU

— Eric Breno ✈️🇧🇷 (@EBaviation) July 12, 2024

 

O avião já acumula mais de 105 horas de testes divididos em 55 voos, uma marca que justifica pelo fato de ter servido para a Boeing como avião de testes, porém, chama a atenção da demora na entrega quando o avião estava encaminhado não só para a Southwest, mas também para a Gol.

Certamente a greve dos funcionários pode ter impactado no cronograma ou os ajustes finais na produção por conta da troca de operador, resta saber quando o PS-GPQ finalmente poderá fazer parte da frota da Gol. 

Uma coisa é certa: a Gol iniciará 2025 com uma frota acima das 50 unidades do 737 MAX na frota, reafirmando a posição da companhia como a maior operadora de aeronaves Boeing da América Latina.

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