Falcon 10X oferece alcance intercontinental e conta com tecnologia desenvolvida para o caça Rafale
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 06/05/2021, às 12h40 - Atualizado em 23/05/2021, às 23h10
Falcon 10X terá a cabine mais larga e mais alta no segmento de aeronaves de ultralongo alcance
A francesa Dassault anunciou hoje o lançamento do seu maior avião de negócios, o Falcon 10X. O jato de US$ 75 milhões (R$ 395 milhões) oferece cabine ultra larga e alcance intercontinental, podendo voar entre São Paulo e qualquer destino na Europa, Américas e África.
O novo avião entra na disputa pelo mercado de ultralongo alcance, tendo como alvo os rivais G700 da Gulfstream e o Global 7500, da Bombardier. Considerado o segmento mais rentável da aviação de negócios, com aeronaves superando facilmente a casa dos US$ 70 milhões (R$ 370 milhões), os aviões dessa categoria têm como principais clientes as grandes corporações e empresários presentes na lista dos 500 mais ricos da Forbes.
O Falcon 10X pode voar de São Paulo até Nova York com velocidade máxima de Mach 0.925 (aproximadamente 1.142 km/h), consideravelmente mais rápido que a maioria dos aviões comerciais da atualidade. Um Boeing 777-300ER tem velocidade de cruzeiro de Mach 0.87 (próximo de 1.074 km/h).
A velocidade máxima do Falcon 10X e seu alcance de 7.500 nm (13.900 km) coloca o modelo exatamente no mesmo nível de desempenho do G700, disputando o cobiçado mercado de aviões de cabine larga.
Um dos destaques do Falcon 10X é sua cabine modular, com novo nível de acabamento, incluindo poltronas de tecnologia avançada e maior nível de conforto. A cabine com seção transversal de 2,77 metros e altura de 2,03 metros é a maior do segmento de aviões de negócio, sendo 20 cm mais larga e 5 cm mais alta que o segundo colocado.
Seguindo a tendência criada pelo Global 7500, o novo avião da Dassault também oferece quatro zonas de cabine, de igual comprimento entre elas, incluindo suíte com cama queen-size e chuveiro. A instalação de suítes máster ampliadas se tornou um dos diferenciais do segmento, apostando no maior conforto para os passageiros, que podem utilizar o avião não apenas como uma extensão de seus escritórios, mas também como um confortável hotel.
Uma das virtudes dessa categoria de aeronave é proporcionar ao cliente a capacidade de se deslocar até o destino da reunião de forma direta, evitando perder tempo com hospedagem em hotéis.
Ainda que o padrão de cabine seja a instalação de quatro zonas distintas, com sala de jantar, sala de reuniões, área de entretenimento e suíte, o cliente pode optar por uma configuração mais confortável com apenas três ambientes, ou ainda uma configuração de alta densidade, especialmente útil para grandes empresas ou governos.
Segundo a Dassault a pressurização terá altitude de cabine de pressão de cabine de 3.000 pés enquanto o avião voa a 41.000 pés, que aliado ao sistema de filtragem de última geração fornecerá ar 100% puro. Um dos desafios da aviação de negócios é criar um ambiente confortável para voos de ultralongo alcance, sendo a pressurização item fundamental para evitar fadiga após várias horas de voo.
Outro destaque do Falcon 10X são suas amplas janelas, quase 50% maiores que as instaladas no Falcon 8X. Os principais competidores da Dassault optaram por ampliar as janelas dos aviões, oferecendo maior iluminação natural, o que permite melhorar o conforto a bordo. Ao todo serão 38 janelas, sendo dezenove de cada lado da fuselagem.
A fuselagem será construída em novos materiais avançados, reduzindo o peso e ampliando a resistência estrutural. Mas o maior destaque do projeto estrutural são as asas, que serão feitas em fibra de carbono e terão um avançado projeto aerodinâmico, superando o conceito aplicado ao Falcon 8X. Adaptada para velocidade elevada e máxima eficiência, as asas terão relação de aspecto muito alta e serão equipadas com avançados dispositivos hipersustentadores, que oferecem maior capacidade de manobra nas baixas velocidades de aproximação.
O avião será equipado com dois motores Rolls Royce Pearl 10X, que ainda estão em desenvolvimento e devem oferecer mais de 18.000 libras de empuxo cada. A opção por um avião bimotor segue a tendência do mercado, deixando de lado os tradicionais modelos trimotores que se tornaram a marca registrada da Dassault Falcon por várias décadas.
Por fim, o cockpit receberá o novo sistema de controle de potência com única manete, com projeto inspirado no caça Rafale. Com sistemas gerenciados por computadores o dispositivo com alavanca única permite melhorar a consciência situacional dos pilotos e reduzir peso estrutural do avião. O Falcon 10X deverá oferecer um nível de proteção ao envelope de voo sem precedentes na indústria aeronáutica, além de contar com uma evolução da consagrada suíte de aviônicos EASy.