Dassault firmou contrato para venda de 12 caças Rafale à Sérvia

Com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, a Dassault firmou contrato para venda de caças Rafale à Sérvia

Por Marcel Cardoso Publicado em 30/08/2024, às 09h46

Contrato foi assinado após a entrega de seis caças na mesma região - Dassault Aviation

A Dassault Aviation assinou, na última quinta-feira (29), em Belgrado, um contrato para a venda de doze caças Rafale para equipar a Força Aérea e a Defesa Aérea das Forças Armadas da Sérvia.

O acordo foi firmado entre Éric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, e Bratislav Gašić, Ministro da Defesa da Sérvia, na presença de Emmanuel Macron, presidente da França, e de Aleksandar Vučić, presidente sérvio. Segundo o fabricante, o contrato reflete o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

Em nome da Dassault Aviation e de seus parceiros, gostaria de agradecer às autoridades sérvias pela confiança que depositaram em nós ao escolherem o Rafale, e assegurar-lhes nosso total compromisso em fazer da sua integração nas Forças Armadas da Sérvia um sucesso", disse Trappier.

🇫🇷🇷🇸 Alors que le président français Emmanuel #Macron est en visite en #Serbie, les deux pays ont annoncé un accord portant sur la vente de 12 avions de combat #Rafale fabriqués par Dassault Aviation.

La commande est d'une valeur de 2,7 milliards d'euros ⤵️ pic.twitter.com/WdaJBKiwkI

— FRANCE 24 Français (@France24_fr) August 30, 2024

Ele acrescentou que a decisão da Sérvia de adquirir pela primeira vez uma aeronave da Dassault confirma a "superioridade operacional do Rafale e sua excelência comprovada ao servir aos interesses soberanos de uma nação."

Em maio, o fabricante havia entregue os seis primeiros caças do modelo para a Força Aérea da Croácia, de um total de doze unidades encomendadas da Força Aérea e Espacial da França, em novembro de 2021. Os pilotos receberam treinamento no país sede do fabricante. A próxima unidade chegará a partir do final de 2024, para formar um esquadrão completo em meados de 2025.

compra de Rafale pela Sérvia Emmanuel Macron Aleksandar Vučić contrato defesa Dassault Aviation contrato Sérvia caças Rafale Força Aérea Sérvia aviões de combate Rafale

Leia também

Descubra a emocionante experiência de voar no Falcon 8X
Croácia recebeu seus seis primeiros caças Rafale