Com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, a Dassault firmou contrato para venda de caças Rafale à Sérvia
Por Marcel Cardoso Publicado em 30/08/2024, às 09h46
A Dassault Aviation assinou, na última quinta-feira (29), em Belgrado, um contrato para a venda de doze caças Rafale para equipar a Força Aérea e a Defesa Aérea das Forças Armadas da Sérvia.
O acordo foi firmado entre Éric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, e Bratislav Gašić, Ministro da Defesa da Sérvia, na presença de Emmanuel Macron, presidente da França, e de Aleksandar Vučić, presidente sérvio. Segundo o fabricante, o contrato reflete o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.
“Em nome da Dassault Aviation e de seus parceiros, gostaria de agradecer às autoridades sérvias pela confiança que depositaram em nós ao escolherem o Rafale, e assegurar-lhes nosso total compromisso em fazer da sua integração nas Forças Armadas da Sérvia um sucesso", disse Trappier.
🇫🇷🇷🇸 Alors que le président français Emmanuel #Macron est en visite en #Serbie, les deux pays ont annoncé un accord portant sur la vente de 12 avions de combat #Rafale fabriqués par Dassault Aviation.
— FRANCE 24 Français (@France24_fr) August 30, 2024
La commande est d'une valeur de 2,7 milliards d'euros ⤵️ pic.twitter.com/WdaJBKiwkI
Ele acrescentou que a decisão da Sérvia de adquirir pela primeira vez uma aeronave da Dassault confirma a "superioridade operacional do Rafale e sua excelência comprovada ao servir aos interesses soberanos de uma nação."
Em maio, o fabricante havia entregue os seis primeiros caças do modelo para a Força Aérea da Croácia, de um total de doze unidades encomendadas da Força Aérea e Espacial da França, em novembro de 2021. Os pilotos receberam treinamento no país sede do fabricante. A próxima unidade chegará a partir do final de 2024, para formar um esquadrão completo em meados de 2025.