O governo francês realizou um aporte emergencial de 170 milhões de euros para a Daher em junho de 2020
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 11/05/2022, às 16h30
A Daher concluiu o pagamento integral do restante empréstimo garantido pelo governo francês de 110 milhões de euros concedido em junho de 2020, em meio as iniciativas estatais para proteger o setor aeroespacial durante a pandemia.
O fabricante ainda relatou ter obtido um refinanciamento de 180 milhões de euros através de novos investidores norte-americanos e de seu pool bancário.
O financiamento estatal francês, com total de 170 milhões de euros, permitiu a Daher superar as dificuldades projetadas em decorrência da crise do covid-19. O financiamento permitiu cobrir as necessidades de caixa da empresa, bem como a implementação de seu plano de transformação no momento da recuperação do transporte aéreo, sobretudo do segmento de aviação executiva.
A quitação da dívida ocorreu menos de dois anos após o governo da França realizar o aporte. A Daher conseguiu finalizar o reembolso total, cuja parcela inicial de 60 milhões euros já havia sido reembolsada em junho de 2021, após um forte crescimento da demanda por aeronaves executivas, incluindo de monoturboélices como a família TBM.
O refinanciamento de 180 milhões de euros, incluiu 105 milhões de euros, na forma de uma colocação privada nos Estados Unidos com um pool de novos investidores e 75 milhões em empréstimos do pool bancário que a Daher tem acesso. O montante proporcionou meios adicionais da estratégia do fabricante para consolidar sua presença no segmento de turboélices leves.