Cruzex 2024 introduz componente cibernético para defesa aérea

O Cruzex Cyber é um componente que testa a defesa aérea das forças participantes

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/11/2024, às 09h43

A Cruzex 2024 reúne forças de dezesseis países - Ícaro Roberto

A edição 2024 do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex) incluiu pela primeira vez um componente cibernético em suas operações, com o objetivo de unir as áreas de defesa aérea e cibersegurança em uma frente única, aumentando a capacidade de resposta a ameaças em ambos os domínios.

Denominado de Cruzex Cyber, ele utiliza o formato Capture The Flag (CTF) para testar e aprimorar as capacidades cibernéticas das forças participantes. Durante a simulação, as equipes enfrentam cenários de ataques cibernéticos que imitam situações de conflito real.

Esse treinamento é mais do que uma competição. É uma preparação prática para defender nossos sistemas em um cenário onde as ameaças cibernéticas são tão críticas quanto as físicas”, disse o Tenente-Coronel Aviador Tiago Josue Diedrich, Chefe da Célula de Operações Cibernéticas.


As simulações incluem atividades como análise de computadores, exploração de vulnerabilidades, criptografia e monitoramento de tráfego de rede. As equipes devem localizar e capturar “bandeiras” escondidas em sistemas, representando desafios reais, como ataques a sistemas de comunicação e controle de aeronaves.

A integração do componente cibernético à CRUZEX 2024 permite que forças aéreas de países como Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru e Estados Unidos treinem de forma conjunta, respondendo a ameaças cibernéticas com uma abordagem colaborativa. 

A sinergia entre operações cibernéticas e aéreas proporciona às forças armadas maior precisão e inteligência, com dados em tempo real que permitem ajustes de rota imediatos, identificação rápida de ameaças e prevenção de fratricídios (incidentes em que forças amigas são atingidas por engano). Em cenários de conflito real, essa integração pode ser decisiva para o sucesso de missões, minimizando o uso de recursos e otimizando estratégias.

Além dos benefícios estratégicos, o Cruzex Cyber representa uma economia significativa de recursos. Através das simulações virtuais, pilotos e equipes de segurança digital enfrentam ameaças em um ambiente controlado, reduzindo a necessidade de treinamentos físicos e os custos associados.

A Cruzex 2024 vai até o próximo dia 15 de novembro.

Aviação Militar Força Aérea Brasileira Cruzex 2024 exercício multinacional segurança de sistemas aeronáuticos Cibersegurança na aviação Capture The Flag cibersegurança CRUZEX Cyber defesa cibernética

Leia também

Movimentação de aeronaves marca início da Cruzex 2024
Novo F-39 Gripen da FAB participará pela primeira vez do Cruzex 2024