Nova categoria possui circuito com 5 quilômetros e oito aviões disputam liderança asa com asa a apenas 10 metros do chão
Por Ernesto Klotzel | Imagens: Divulgação Publicado em 07/02/2019, às 16h00 - Atualizado às 18h30
O avanço nas aeronaves elétricas ganha um novo capítulo com o estabelecimento da Air Race E, a corrida de aviões elétricos, com uma série inaugural agendada para 2020.
O modelo deverá seguir um formato semelhante à série Air Race I, das corridas aéreas, como o Reno Air Races. Oito aeronaves elétricas competirão diretamente entre si, em um apertado circuito de 5 quilômetros a apenas 10 metros do solo, disputando asa a asa a liderança da competição, acima dos 450 km/h, uma velocidade maior do que a de qualquer outro esporte a motor.
A Airbus se tornou um dos parceiros fundadores do Air Race E, que tem como objetivo o desenvolvimento e a adoção de motores elétricos mais limpos, rápidos e tecnologicamente mais avançados, que possam ser aplicados a veículos de mobilidade aérea urbana, e futuramente a aviões comerciais.
A Air Race E trabalha em conjunto com diversos parceiros, como a Universidade de Nottingham, no Reino Unido, no desenvolvimento de um motor de corrida elétrico integrado aos sistemas de bateria e eletrônico. O modelo vai servir de orientação para o formato e as regras para a corrida Air Race E, em 2020.
A expectativa é que o modelo de corrida aérea se popularize criando um novo nicho de desenvolvimento para o setor aeronáutico.