Além da atualização dos F-15K também foi aprovada verba para compra de novos aviões-tanque
Por André Magalhães Publicado em 29/12/2022, às 10h25
A Coreia do Sul aprovou uma série de modernizações para seus caças F-15K, além da aquisição de mais aviões de reabastecimento. De acordo com o Comitê de Promoção de Projetos de Defesa o custo estimado do projeto é de US$ 2,73 bilhões (R$ 14,4 bilhões).
A atualiação dos caças F-15 incluiu a instalação dos modernos radares Active Electronically Scanned Array (AESA, na sigla em inglês) e de equipamentos de guerra eletrônica integrados, assim como um computador de missão atualizado.
Outra importante parte do projeto prevê, entre 2024 e 2029, a compra de novos aviões-tanque. Por ora, as principais opções são o Airbus A330 MRTT e o Boeing KC-46 Pegasus. Ainda que existam opções no mercado de usados como o 767TT, ou versões convertidas, é provável que Seul opte por unidades novas de fábrica.
A Coreia do Sul é um dos principais aliados dos Estados Unidos na região da Ásia e Pacífico, tendo investido anualmente grandes somas de valores em sua defesa. Entre os principais motivos estão as contantes tensões com a Coreia do Norte e a China.
Na força aérea do país opera com uma grande frota de caças, incluindo os F-15K, KF-16, F-35A, F-5E e F-4E. A indústria sul-coreana também investe na produão local de aeronaves militares, como o caso do jato leve FA-50 e do caça KF-21 Boramae.