O copiloto Joel Byler recebeu homenagem da Frontier Airlines ao evitar a morte de colega durante operação de carregamento da aeronave
Por Micael Rocha Publicado em 22/03/2024, às 08h00
O copiloto Joel Byler foi homenageado pela Frontier Airlines por ter salvo a vida de um trabalhador de rampa no aeroporto Hartsfield-Jackson (KATL) em Atlanta, nos Estados Unidos. A homenagem ao piloto ocorreu na quarta-feira (20) e teve participação inclusive da Associação de Pilotos de Linha Aérea (ALPA, na sigla em inglês).
De acordo com a Frontier, Byler estava realizando a inspeção pré-voo em 3 de outubro de 2023 quando avistou um funcionário carregando malas sendo puxado pela esteira móvel, correndo sérios riscos de ferimentos graves ou morte.
Embora não tenha sido treinado para aquela situação, Byler encontrou e ativou o dispositivo de parada de emergência da esteira. Embora o trabalhador ainda tenha sofrido ferimentos graves, o resultado final poderia ter sido trágico ao operário de rampa. A Frontier não revelou o nome do funcionário, mas afirmou que passa bem.
"A profissão de piloto exige vigilância em todos os momentos durante o serviço e, às vezes, exige a execução de ações para as quais o piloto não foi treinado. É com grande orgulho que entregamos este Prêmio de Segurança a Joel Byler por ir além do dever de proteger a vida de um colega de equipe", falou Sheldon Devantier, vice-presidente do Conselho Local da Frontier, durante a entrega da honraria.