Capital catarinense ganha terminal com capacidade para 8 milhões de passageiros
Edmundo Ubiratan de Florianópolis | Imagem: AERO Magazine Publicado em 01/10/2019, às 16h30 - Atualizado às 18h05
O aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, entrou em operação hoje (1°) quando o primeiro voo partiu com destino a Guarulhos, às 4h. O voo LA9046 da Latam foi sucedido pela primeira chegada ao novo terminal, que ocorreu às 5h55, com um avião vindo de Chapecó, no oeste catarinense
Após vários anos de promessa o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, recebeu um novo terminal de passageiros, um pátio com capacidade para até 15 aeronaves e a sonhada pista de taxi. Administrado desde 2017 pela Zurich Airport, o aeroporto entrou em obras na sequência da assinatura do contrato de concessão, com a execução das obras e entrega ao público ocorrendo em menos de 15 meses.
O terminal projetado pela Zurich Airport possui 49.000 m² e capacidade para movimentar 8 milhões de passageiros por ano, contanto com 13 portões, incluindo 10 pontes de embarque e cinco posições remotas. O aeroporto passou para código E, podendo movimentar aeronaves de grande porte, incluindo os Airbus A350 e Boeing 777. A pista recebeu uma série de melhorias, se tornando mais larga, enquanto as cabeceiras 14/32 agora dispõem de uma pista de taxi, uma antiga demanda dos operadores.
O projeto se difere bastante do proposto pela Infraero, que em 2004 realizou um concurso público para o novo terminal. Originalmente o projeto previa 5 pontes de embarque e um terminal com capacidade ligeiramente superior ao antigo, podendo movimentar até 4 milhões de passageiros ao ano.
Um dos destaques do novo terminal é uma ampla área de entretenimento, com lojas, palco para shows e restaurantes, batizada de Boulevard 14/32. Inspirado no aeroporto de Zurique, na Suíça, a posposta é criar um centro de entretenimento que permita explorar o potencial de eventos na cidade, adicionando uma fonte extra de receita ao operador aeroportuário e criando um conceito onde a população possa frequentar o aeroporto mesmo quando não há uma viagem planejada.
Outras duas novidades no país foram a criação de um terraço panorâmico anexo ao terminal, que em uma ampla área sem vidros permite observar a movimentação das aeronaves, algo que atende especialmente os anseios dos spotters brasileiros, por fim, o Floripa Airport se tornou o primeiro aeroporto no Brasil a dispor de carrinho de bagagem que podem ser utilizados nas escadas rolantes. O objetivo foi evitar o congestionamento dos elevadores por passageiros com grandes volumes de bagagens.
A AERO Magazine foi a única revista especializada do país a acompanhar a inauguração formal do aeroporto, que contou com a presença de autoridades no último sábado (28 de setembro). A cobertura em tempo real foi realizada no Instagram e apresentou em primeira mão as novidades do terminal. Para ver todas as imagens acesse @aeromagazine