Os aeroportos mais altos do mundo exigem atenção especial dos pilotos e estão sempre acima dos 2.500 metros de altitude
Por Micael Rocha Publicado em 02/10/2024, às 12h00
Operar em pistas curtas e estreitas é um grande desafio para qualquer aviador. Todavia, há um tipo específico de operação que é semelhantemente fatigante: a decolagem ou pouso em aeroportos muito elevados.
Não há uma altitude específica que classifique que um aeródromo seja considerado “high elevation field”, um dos termos técnicos usados para estes aeroportos muito altos. Isso porque cada país pode ter diferentes conceitos para esta classificação.
Todavia, em geral, diz-se “aeroportos elevados" aqueles que estão situados a altitudes acima de 6.500 pés (2.000 metros aproximadamente). Tais pistas apresentam desafios técnicos que demandam rigorosos cálculos de desempenho por parte dos pilotos.
Nessas altitudes, a densidade do ar é reduzida, o que afeta tanto a sustentação quanto o empuxo e/ou tração produzido pelo grupo motopropulsor. Para evitar fatalidades, as normas aeronáuticas estabelecem que os pilotos realizem cálculos de performance de subida quanto no pouso, uma vez que certas aeronaves utilizam recursos aerodinâmicos para pararem, como o speed brake, por exemplo.
A legislação aeronáutica atual, como o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC), estabelece que os aeroportos em grandes altitudes devem ter pistas mais longas para compensar as maiores distâncias necessárias para decolagem e pouso.
Devido à menor densidade do ar, a aceleração das aeronaves se torna mais lenta, exigindo uma distância maior para atingir a velocidade de decolagem. Além disso, a topografia do terreno ao redor da pista, geralmente mais acidentada, pode exigir pistas com inclinações que impactam diretamente a performance das aeronaves, como em aeroportos com decolagens em aclive e pousos em declive.
O clima em altitudes elevadas também costuma influenciar, Embora deixado de lado na hora de planejar a operação nesses aeródromos, a atmosfera ao redor deles tendem a ser mais instável e sujeita a mudanças bruscas de temperatura, visibilidade e ventos mais fortes.
Tripulantes técnicos precisam estar preparados para adaptar suas operações às condições meteorológicas e de performance quando operarem em campos mais altos. As autoridades de aviação de cada país (como a Agência Nacional de Aviação Civil, no Brasil), recomendam que planos de contingência sejam sempre considerados, garantindo a segurança dos voos nessas condições adversas.
A seguir, mostramos um ranking dos dez aeródromos mais altos do mundo, considerando os que tiveram operação de decolagem e pouso nos últimos doze meses.
O Aeroporto de Yushu Batang, localizado a 18 km ao sul da cidade de Gyegu, na província de Qinghai, China, está a uma altitude de 12.762. Sua construção começou em 2007, e as operações iniciaram em maio de 2009. No primeiro ano de operação, o aeroporto atendeu 7.484 passageiros, e em 2021 esse número aumentou para 374.561 passageiros. A pista, com 3.800 metros de comprimento, é adequada para aeronaves A319.
Em 2021, houve 4.584 movimentos de aeronaves, conectando Yushu a Pequim, Chengdu, Xi’an e Xining, por companhias como Beijing Capital Airlines, China Eastern Airlines e Tibet Airlines.
O pequeno aeroporto serve a cidade de Potosí, capital do Departamento de Potosí, no sudoeste da Bolívia. A pista, asfaltada, tem 2.833 metros de comprimento e está situada em um vale raso a 4 km a nordeste de Potosí, cercada por terrenos montanhosos. A companhia aérea Boliviana de Aviación opera rotas domésticas do aeroporto para as cidades de Cochabamba, La Paz e Santa Cruz de la Sierra.
É um campo de pouso de uso militar e civil, está localizado a onze km da cidade de Shannan, na Região Autônoma do Tibete, e a 45 km da fronteira disputada entre China e Índia, em Arunachal Pradesh.
Longzi possui uma pista de 4.500 metros de comprimento, e sua primeira operação comercial ocorreu em janeiro de 2023, onde espera-se que atinja a capacidade de 180.000 passageiros por ano até 2030.
O aeroporto de El Alto, localizado a sudoeste de La Paz, é o aeroporto comercial mais alto da América do Sul e o sétimo mais alto do mundo, situado a uma altitude de 13.325 pés. Devido ao ar rarefeito nessa altitude, muitas aeronaves comerciais de grande porte não podem operar com carga total, mesmo possuindo duas pistas: uma pavimentada de 4.000 metros e outra não pavimentada de 2.050 metros.
Dentre as curiosidades operacionais, estão as elevadas restrições de altitude durante a aproximação por instrumentos. O início do procedimento ILS Z para a pista dez, por exemplo, exige que as aeronaves bloqueie o VOR a elevados 18.000 pés, interceptam o glideslope a 15.000 pés e desçam até, no máximo, 13.330 pés (DA) - valores extremamente altos se comparados a aeroportos “normais” dentro da América do Sul.
Localizado a 52 km da cidade de Garzê, foi inaugurado em 2019 após quatro anos de construção e um investimento de US$ 320 milhões. Com uma pista de 4.000 metros de comprimento, o aeroporto é o quinto na China construído a mais de 4.000 metros acima do nível do mar.
Em 2021, o aeroporto atendeu 80.788 passageiros e registrou 1.718 movimentos de aeronaves, mas foi projetado para atender até 150.000 passageiros por ano, com rotas operadas pela Sichuan Airlines conectando a região de Garzê a Chengdu.
Conhecido como Aeroporto Ngari Gunsa ou Shiquanhe, é um aeroporto de uso militar e civil que serve a cidade de Shiquanhe, na Prefeitura de Ngari, no sudoeste da Região Autônoma do Tibete, perto da fronteira com a Índia. Inaugurado em 2010, o aeródromo possui uma pista de asfalto de 4.500 metros.
Em 2021, o aeroporto atendeu 190.056 passageiros e registrou 2.535 movimentos de aeronaves, tendo voos comerciais operados pela China Eastern Airlines, Lucky Air e Tibetan Airlines.
Com uma pista de 4.000 metros, o aeroporto é capaz de receber aeronaves de porte médio, como o Airbus A319-100 e o Boeing 737-700. O campo foi inaugurado em 2009 e atendeu 25.417 passageiros e registrou 944 movimentos de aeronaves em 2021.
Em 2016, dois pilotos da China Eastern tiveram suas licenças revogadas após uma tentativa de pouso malsucedida em condições climáticas adversas, resultando em danos ao trem de pouso e à cauda da aeronave, que posteriormente desviou para Chengdu.
Conhecido como Aeroporto Shigatse Tingri, o terminal está localizado no Condado de Tingri, na Região Autônoma do Tibete e possui um terminal de 6.612 m2, estacionamento e outras instalações de suporte.
Com sua pista de 4.500 metros de comprimento, o aeroporto está situado a 4.300 metros de altitude e tem capacidade para atender até 250.000 passageiros por ano. Inaugurado em dezembro de 2022, o aeroporto é uma alternativa ao Aeroporto Rikaze Peace, uma base militar convertida para uso civil desde 2010.
Também conhecido como Aeroporto Qamdo Bamda, é o segundo aeroporto comercial mais alto do mundo, situado a 14.219 pés de altitude. O aeródromo enfrenta ventos de até 30 metros por segundo no inverno e temperaturas de até -20°C.
Com níveis de oxigênio reduzidos a 50% em relação ao nível do mar, o aeroporto já deteve o recorde da pista pavimentada mais longa do mundo, com 5.500 metros, antes da construção de uma nova pista de 4.500 metros em 2015.
Em 2021, o aeroporto movimentou 402.165 passageiros e 4.754 aeronaves, com rotas para Chengdu, Chongqing, Lanzhou, Lhasa e Xi'an, operadas por Air China, Tibet Airways e West Air.
Inaugurado em setembro de 2013, o Daocheng Yading é o aeroporto comercial mais alto do mundo, situado a 14.472 pés acima do nível médio do mar. Possui uma pista de 4.200 metros de comprimento e um terminal de 5.000 m².
Construído com um investimento de US$ 255 milhões, o aeroporto reduz o tempo de viagem entre Daocheng e Chengdu de dois dias de ônibus para apenas uma hora. Em 2021, o aeroporto atendeu 155.474 passageiros e registrou 2.314 movimentos de aeronaves, com rotas principais para Chengdu, Guangzhou, Chongqing, Zhuhai e Xi'an.