Conheça o aeroporto que atingiu a marca de 30 anos sem perda de bagagem

O aeroporto de Kansai, no Japão, completou 30 anos sem perder uma única bagagem desde sua inauguração em 1994

Por Gabriel Benevides Publicado em 09/05/2025, às 09h52

Terminal em Osaka celebra feito inédito com premiação e alta eficiência - Kansai Airports

O aeroporto internacional de Kansai (KIX), em Osaka, Japão, completou trinta anos de operação em 2024 sem registrar a perda de uma única bagagem, segundo dados do terminal.

Desde sua inauguração, em setembro de 1994, o aeroporto processa entre 20 e 30 milhões de passageiros por ano. Em 2023, cerca de 10 milhões de itens de bagagem foram manuseados. O desempenho é atribuído a um sistema rigoroso de verificação em múltiplas camadas.

Para cada voo, dois ou três funcionários conferem a quantidade e o tipo de bagagens, além das informações dos passageiros, tanto antes da chegada quanto após o desembarque. Essa checagem reduz o risco de falhas humanas e permite rastreamento preciso.

Além do processo manual, o aeroporto japonês utiliza tecnologias como sistemas automatizados de triagem e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID). Com isso, o terminal mantém uma taxa de entrega de bagagens em até 15 minutos após o pouso, tempo inferior à média global, que registra 7,6 malas extraviadas a cada mil passageiros.

O desempenho rendeu ao Kansai o prêmio Skytrax de Melhor Aeroporto do Mundo em Entrega de Bagagens em 2024, marcando a oitava vez em que recebe essa distinção. O terminal tem a expectativa de movimentar 37,3 milhões de passageiros durante a Expo 2025,em Osaka, entre os dias 13 de abril a 13 de outubro.

Japão Recorde Skytrax transporte aéreo Osaka 30 anos manuseio de bagagem bagagem extraviada aeroporto Japão Aeroporto Kansai perda de bagagem KIX extravio de mala

Leia também

Passageiros do Brasil agora têm mais opções de voo para o Japão
Embraer recebe primeiros pedidos para o E2 do Japão