Airbus criou sistema especial para gerenciar frota global e permitir a correta manutenção das aeronaves
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/09/2020, às 14h00 - Atualizado às 15h17
Airbus espera colaborar com empresas aéreas no planejamento da retomada operacional da frota
Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram, WhatsApp e Instagram
A Airbus desenvolveu ferramentas especiais para gerenciar o impacto operacional das aeronaves armazenadas por causa da pandemia de covid-19. As soluções foram desenvolvidas sobre a plataforma Skywise, bem como das equipes de atendimento para adequar as recomendações de manutenção.
Uma das soluções emergenciais promovidas pela Airbus está uma análise individual para estender os intervalos do calendário de manutenção programada e reduzir a frequência das verificações periódicas no solo, passando de uma vez por semana para a cada duas semanas, quando justificado pela experiência e análise dos engenheiros.
O sistema Skywise se tornou outra plataforma importante para o fabricante europeu lidar com seus clientes em todo o mundo. A plataforma foi desenvolvida pela Airbus em conjunto com a Palantir Technology para a indústria da aviação e oferece um banco de dados com disponibilização de informações certas para a hora certa.
Usualmente os dados na aviação são particionados departamento de manutenção, gerenciamento de voo, monitoramento e segurança de aeronaves e outros fluxos de trabalho críticos. O Skywise integra tais fontes díspares e torna esses dados disponíveis e compartilháveis entre os usuários, ampliando assim a capacidade de resposta para lidar com eventuais problemas e até mesmo com a rotina operacional.
De acordo com a Airbus, entre as novas dificuldades que as companhias aéreas enfrentam está a tarefa de localizar em tempo real suas aeronaves, bem como verificar em que estágio de manutenção elas se encontram. Através de uma aplicação geoespacial é possível marcar seus aviões no solo e estacioná-los virtualmente em aeroportos/estações (hangar, portões, pista de taxiamento, etc). Assim é possível para a empresa aérea decidir onde armazenar cada aeronave e em que ordem. Além disso, oferece rapidamente dados contextuais sobre cada exemplar, como idade da aeronave, a última revisão, próxima verificação, entre outros.
Uma das ferramentas mais importantes é de logística, onde o aplicativo permite a empresa aérea adequar a sua frota para o retorno ao serviço montando uma estimativa confiável do fluxo de caixa nestes tempos incertos, que inclui um cronograma de manutenção especial, horas-homem e custos associados, compreensão do impacto do adiamento do OEM e do cenário de utilização não uniforme, entre outros.
Assim é possível avaliar diferentes cenários de utilização e encontrar a combinação de aeronaves que, ao retornar ao serviço, gerem custos menores. O Skywise leva em consideração a variabilidade em fatores como idade da aeronave, manutenção excepcional e adiamento de tarefas de OEM ao calcular o custo total de operação. Também pode ser usado como uma forma de nivelar a carga de trabalho em algumas estações e planejar rotações para frotas já operacionais.
A Airbus ainda criou o Skywise Academia, uma plataforma de aprendizado online, onde o usuário recebe treinamento para ajudar a responder aos efeitos operacionais da crise.