As aeronaves da frota do No.32 Squadron são responsáveis pelos voos da Família Real britânica e do alto escalão do governo
Por André Magalhães Publicado em 09/09/2022, às 08h30
O No.32 Squadron, da força aérea britânica, é o responsável pelo transporte VIP de altas autoridades do governo e da Família Real. Por 27 anos foi a unidade oficial pelo transporte da Rainha Elizabeth II.
O esquadrão opera uma série de aeronaves para permitir maior agilidade nos compromissos de autoridades do Reino Unido. Contudo, a Família Real, assim como membros do Governo, podem voar em aviões e helicópteros de outras unidades militares e mesmo aviões privados.
A história do Esquadrão 32 remete ao ano de 1916, quando foi formado, ainda durante a Primeira Guerra Mundial. Anos mais tarde participaria também da campanha da Grã-Bretanha, em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial.
A partir de 1995, o No. 32 foi unificado ao The Queen's Flight e se tornou um esquadrão de transporte Real.
Para atender a demanda, atualmente são utilizados um helicóptero Leonardo AW109SP e Leonardo GrandNew, dois Sikorsky S-76C+ e outros dois aviões de negócios Dassault 900LX, que substituíram os antigos BAe 146.
Além do Esquadrão 32, as autoridades britânicas e a Família Real também contam com a disponibilidade de aviões de maior porte como um um A330 MRTT Voyager, para voos de longa distância, operados pelo Esquadrão No.10
Com a morte da Rainha Elizabeth II, o Reino Unido entra em luto oficial e oficialmente tem Charles III como seu novo Rei. Embora ainda não coroado, já é o chefe supremo das forças armadas e caberá ao No.32 Squadron transportar a majestade para seus compromissos oficiais.
Embora tenha uma série de aeronaves a sua disposição, o Rei Charles III não necessariamente utiliza tais meios aéreos oficiais. Ele pode voar em aviões fretados ou em voos comerciais, algo comum entre seus irmãos.