Obras de ampliação do terminal aumentarão a capacidade de passageiros e aeroporto passará a receber maiores aviões da família A320 e 737
Por Gabriel Benevides Publicado em 11/12/2024, às 20h42
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deu início às obras de ampliação e modernização nesta quarta-feira (11). O anúncio ocorreu durante uma cerimônia que contou com a instalação de uma pedra fundamental, que simboliza a modernização do terminal.
O trabalho de modernização contará com um investimento de R$ 2,4 bilhões da Aena, a administradora do aeroporto, que prevê um novo terminal de passageiros, com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional. O aeroporto também contará com 20 mil m² dedicados a áreas comerciais.
Dentre as modificações na área operacional, o aeroporto ganhará um novo pátio de 215.000 m² para a aviação comercial, com aumento de trinta para 37 posições de parada de aeronaves, sendo dezenove em pontes e dezoito remotas. Um dos destaques do novo projeto é permitir a operação sem restrições dos Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10, em todas as posições. Atualmente Congonhas não tem estrutura para receber tais aviões.
Além do acréscimo das áreas operacionais, também serão adquiridos novos equipamentos, tecnologias e sistemas modernos, promovendo o aumento da eficiência das operações.
Para o desembarque, o aeroporto contará com um novo sistema de processamento de bagagens, mais rápido e inteligente, com dez carrosséis (são três atualmente), além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem.
Na área externa do aeroporto, Aena irá criar uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos. A área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação da linha-17 Ouro, do Metrô.