Tecnologia chinesa com concreto leve pode aumentar a segurança de pistas e evitar tragédias como a da Jeju Air em 2024
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 10/07/2025, às 12h00
Pesquisadores chineses desenvolveram um concreto para construção de barreiras frangíveis em áreas de escape de pistas, capazes de absorver o impacto de aeronaves e evitar acidentes graves em eventuais saídas de pista (runway excursion).
O concreto ultraleve e poroso pode aumentar a segurança de pistas de pouso e ajudar a prevenir acidentes como o da Jeju Air, em 2024, que deixou 179 mortos na Coreia do Sul. Chamado de “marshmallow concrete”, o material é composto de cimento de sulfoaluminato de cálcio e possui apenas um décimo do peso do concreto convencional, sendo 80% mais poroso.
O material foi criado pela China Building Materials Academy (CBMA), em parceria com a Academia Chinesa de Ciência e Tecnologia da Aviação Civil. O objetivo é construir barreiras frangíveis em áreas de escape de pistas, capazes de absorver o impacto de aeronaves e evitar destruições graves durante saídas de pista.
Em 29 de dezembro de 2024, o voo 7C 2216 da Jeju Air ultrapassou o fim da pista 19 no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, após um pouso com o trem de pouso recolhido. A aeronave colidiu com uma antena de sistema ILS instalada sobre uma plataforma de concreto rígido, resultando na destruição massiva da estrutura da fuselagem. Apenas dois dos 181 ocupantes sobreviveram.
A investigação revelou que a plataforma não tinha capacidade para absorver eventuais impactos, contrariando recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês) para que barreiras de segurança em áreas de escape (RESA) se desintegrem facilmente no impacto. Após o acidente, o governo sul-coreano determinou a remoção de estruturas rígidas semelhantes em outros aeroportos do país.
O “marshmallow concrete” foi projetado para desintegrar-se sob pressão controlada, desacelerando aeronaves sem oferecer resistência perigosa. A técnica consiste em injetar bolhas de ar na mistura de concreto usando um agente eco-eficiente que estabiliza as cavidades e impede o colapso do material.
O resultado é uma barreira leve e altamente porosa, com resistência na faixa de 0,30 a 0,35 MPa, suficiente para frear o impacto de aviões sem comprometer a integridade estrutural das aeronaves.
Testes realizados em 14 aeroportos chineses comprovaram a resistência do material a diferentes condições climáticas. Um programa de monitoramento de longo prazo no aeroporto de Nyingchi, na região do Tibete, apresentou resultados positivos. O projeto foi premiado com o segundo lugar em inovação pela Federação Chinesa de Materiais de Construção.
Segundo as autoridades chinesas, o uso do concreto poroso em áreas de escape pode reduzir o risco de tragédias como a de Muan e atender padrões globais de segurança aérea.
Embora o “marshmallow concrete” e o EMAS (Engineered Materials Arresting System) sejam tecnologias desenvolvidas para aumentar a segurança em casos de saídas de pista, eles diferem em composição, aplicação e estágio de desenvolvimento.
O EMAS é instalado no final da pista, especialmente em aeroportos onde não há espaço suficiente para uma área de segurança padrão. O sistema é composto de milhares de blocos pré-fabricados de concreto celular ou sílica espumada, projetados para esmagar sob o peso de uma aeronave, e encapsulados em bandejas (pisos) de concreto resistentes ao jet blast — o fluxo de ar de alta velocidade dos motores a jato de aviões durante a decolagem.
Caso uma aeronave ultrapasse o final da pista e entre sobre a área do EMAS, o peso do avião "implode" o piso, que permite uma desaceleração rápida e de forma controlada.
Característica | Marshmallow Concrete | EMAS |
---|---|---|
Composição | Concreto ultraleve com 80% de porosidade, utilizando cimento de sulfoaluminato de cálcio e agente espumante ecológico. | Blocos pré-fabricados de concreto celular de baixa resistência, encapsulados em bandejas plásticas resistentes a jatos de motores. |
Objetivo | Construção de barreiras frangíveis em áreas de escape de pistas para absorver impactos de aeronaves. | Sistema de parada para aeronaves que ultrapassam o final da pista, desacelerando-as de forma controlada. |
Estágio de Desenvolvimento | Em fase de testes em 14 aeroportos na China, com monitoramento contínuo. | Amplamente implementado em mais de 100 aeroportos nos EUA e outros países, com histórico comprovado de eficácia. |
Aplicação | Potencial para substituir barreiras rígidas em áreas de escape, como no caso do acidente da Jeju Air. | Utilizado em aeroportos com espaço limitado para áreas de segurança padrão, oferecendo uma solução eficaz para prevenir acidentes. |